terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Literatura


“Novos Estados e a divisão territorial do Brasil – uma visão geográfica” 

Países e Estados já foram criados no recesso de um gabinete, usando um mapa e uma régua, sem respeito à Geografia ou aos povos que ali habitavam, com desastrosas consequências: basta ler a história moderna. A criação de novos Estados é assunto polêmico, que diz respeito não apenas a pesquisadores e políticos, mas a toda a população, na medida em que tem profundas implicações econômicas e sociais.
O autor, José Donizete Cazzolato analisa a questão da criação de novos estados e propõe critérios técnicos para a mais adequada divisão territorial do país, apostando num arranjo mais igualitário, sem unidades gigantescas ao lado de outras que mal se sustentam.
Ao aplicar os critérios geográficos propostos, e contemplar alguns dos projetos atuais de criação de outros estados, o autor constrói um possível cenário com 37 Unidades da Federação, dos quais  seriam 37 estados e 03 territórios. O Brasil seria dividido nas regiões Noroeste com 05 estados, Norte (06), Nordeste (09), Centro-Leste (06), Sul (05) e Centro-Oeste (06).
Fonte: www.livrariacultura.com.br


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.