segunda-feira, 19 de março de 2012

Patrimônio público

Dois patrimônios tombados de Juiz de Fora estão em risco: a Fazenda da Tapera e a Capela Santa Terezinha estão em péssimas condições. Os moradores reclamam do abandono e do descaso com os imóveis históricos.

Fazenda da Tapera
Dentro de um casarão de pau a pique, construído no início do século XVIII, há registros da visita do imperador Dom Pedro II. A Fazenda da Tapera já teve grande importância na época, mas atualmente o prédio está vazio e é sustentado apenas por escoras de madeira.

A família dona do terreno doou a propriedade para a Santa Casa com o objetivo de transformá-lo em um centro de cuidados para crianças e idosos. O processo ainda está na justiça, e os moradores reclamam do abandono do local.

Capela Santa Terezinha
No mesmo bairro fica uma das primeiras capelas da América Latina com o nome de Santa Terezinha. O local está tomado pelo mato alto, pela ferrugem e pelas rachaduras. O espaço ficou vazio por algum tempo, mas reabriu em 2011 com a celebração de missas aos sábados. Porém, depois de uma forte chuva, o padre resolveu fechar as portas novamente.

A capela foi construída por policiais militares na década de 1920, e atualmente está sob responsabilidade do 2º Batalhão. Os dois prédios são tombados pelo patrimônio histórico do município. Segundo a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a obrigação de manter o bem continua sendo do proprietário. O órgão ressalta ainda que a fiscalização acontece para que sejam respeitadas as características originais do imóvel.

Segundo o comando da 4ª Região da Polícia Militar, foi feito um estudo para a reforma da capela, mas que aguarda patrocínio para dar início às obras. Já a Santa Casa informou que tem projetos em andamento para a recuperação da fazenda, mas também aguarda verbas para começar a restauração.
Fonte: TM

Nenhum comentário: