quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rio 2016

Reitor e Prefeito assinam termos de compromisso para disponibilizar locais para Olimpíadas 2016

O reitor da UFJF, Henrique Duque, e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, comprometeram-se oficialmente na tarde desta quinta-feira, 26/01, em disponibilizar o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio e o Ginásio Poliesportivo Jornalista Antonio Marcos, previsto para ser concluído em 2013, como locais de treinamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

As estruturas e serviços serão utilizadas durante o período de aclimatação dos atletas de federações internacionais ou nacionais dos Jogos. As instalações farão parte do Guia de Locais de Treinamento Pré-jogos, que será lançado durante as Olimpíadas de Londres, em julho deste ano, e apresentado a todos os comitês olímpicos participantes.

Após a apresentação, será divulgada a versão impressa do guia, e Universidade e Prefeitura ficarão responsáveis por estabelecer contatos com os comitês de cada país para negociarem a vinda das equipes.

Ao mesmo tempo, deverão ser feitas modificações indicadas em um plano de adequações, proposto pelo comitê organizador e, se houver, as que forem solicitadas pelas delegações.

Henrique Duque anunciou ainda novidades para o centro olímpico da faculdade, com recursos garantidos no Orçamento deste ano da UFJF. Estão em estudo a ampliação da quantidade de espectadores que o ginásio poliesportivo pode abrigar. O número passaria dos atuais 500 para 2.000. Já está prevista a segunda chamada de licitação para erguer um ginásio de vôlei e de futebol de areia, com arquibancada para mil lugares. Além disso, serão lançados projetos para a construção de um ginásio de artes marciais, como judô, e a transformação da piscina semiolímpica em olímpica, ou seja, com 50 metros, em vez de 25.

Cada representante das instituições locais (Universidade e Prefeitura) assinou um termo de compromisso separadamente, mas o ato em conjunto, na sede da Prefeitura, simboliza que o projeto de atração das equipes é de toda a cidade, como também reforça a continuidade da parceria entre Universidade e Prefeitura.

A proximidade com o Rio de Janeiro – Juiz de Fora está a 180 quilômetros de distância -, a presença de hospitais próximos aos locais de treinamento, a temperatura média de 19ºC nos últimos cinco anos foram também fatores que contribuíram para a habilitação dos equipamentos locais, segundo o secretário de Esporte e Lazer e professor da UFJF, Renato Miranda.

Complexo esportivo
Inaugurado em 2010, o complexo da faculdade conta com pista de atletismo em padrão internacional, campo de futebol, piscinas semiolímpica e infantil, ginásio poliesportivo, uma quadra de futebol society, uma poliesportiva para futsal, vôlei, basquete, handebol e outras práticas, duas de tênis, uma de peteca e outra de badminton, estúdio de musculação, pilates e ginásio de ginástica.

Ao todo, foram consideradas aptas 172 instalações esportivas de 73 cidades de 18 estados das cinco regiões do país. O anúncio dos locais foi feito na terça-feira, 24/01, no Rio de Janeiro, pelo Comitê Organizador dos Jogos de 2016.
Fonte: http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário: