quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Literatura

"Passos do Campeão - o Botafogo na conquista da Taça Brasil de 1968"
Na noite de 14 de dezembro de 2010 os corações alvinegros foram chacoalhados pelo anúncio que a Taça Brasil de 1968, conquistada pelo Botafogo, seria reconhecida como um título nacional de primeira grandeza, ao lado do Campeonato Brasileiro de 1995.

Escrito por Auriel de Almeida, "Passos do Campeão - o Botafogo na conquista da Taça Brasil de 1968" explica a história da Taça Brasil, para em seguida narrar com detalhes a trajetória do Botafogo para o título na edição de 1968, partida a partida. Uma conquista que é a cara do clube: recheada de percalços, polêmicas e aquelas coisas que só acontecem ao Glorioso. Afinal, se não fosse difícil, não seria o Botafogo.

Ao vencer a edição de 1968, equivalente ao campeonato brasileiro à época, o Botafogo tornou-se o primeiro clube carioca campeão brasileiro.

Esta Taça Brasil fechou o ciclo de ouro do futebol botafoguense que durou 12 anos (1957-1968).
A campanha:

 Quartas-de-Final
Botafogo 6x1 Metropol [Gols de Ferretti (2), Humberto, Paulo César, Rogério, Afonsinho]
Botafogo 0x1 Metropol [0]
Botafogo 1x0 Metropol SC [Gol de Rogério]

Semifinal
Botafogo 1x0 Cruzeiro [Gol de Ferretti]
Botafogo 1x1 Cruzeiro [Gol de Roberto]

01ª Final
Botafogo 2x2 Fortaleza [Gols de Ferretti (2)]
Botafogo: Ubirajara Motta, Moreira, Zé Carlos (Moisés), Leônidas, Moisés, Valtencir; Carlos Roberto, Afonsinho; Zequinha (Rogério), Humberto, Ferretti, Torino. Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo.

02ª Final
Botafogo 4x0 Fortaleza [Gols de Ferreti (2), Roberto, Afonsinho]
Botafogo: Cao, Moreira, Chiquinho Pastor (Leônidas), Moisés, Valtencir; Carlos Roberto (Nei Conceição), Afonsinho; Rogério, Roberto, Ferretti, Paulo César Lima. Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo.

Gols
Ferretti foi o artilheiro da Taça Brasil com 7 gols. Marcaram, ainda, pelo Botafogo: Afonsinho, 2; Roberto, 2; Rogério, 2; Humberto, 1; Paulo Cézar, 1.

Nenhum comentário: