sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Benfica de Minas

OBRA DA U.P.A. REVELA PASSADO BENFIQUENSE
por Wanderlei Tomaz*

A obra de terraplenagem da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA Benfica) vem revelando às pessoas que passam pela Av. JK – próximo à Igreja Metodista - uma grata paisagem. Trata-se do casarão da família Barbosa e a casa do antigo moinho.

Construído por volta de 1890, a casa serviu de moradia para diversas gerações do coronel Francisco Martins Barbosa. Francisco foi vereador em 1857. Importante pecuarista, era o proprietário da Fazenda Bemfica, adquirida em 1853. A fazenda ocupava toda a região compreendida hoje por Benfica, Imbel, Araújo, Nova Benfica, Ponte Preta, Vila Esperança I e II, Distrito Industrial, parte de Santa Cruz e Nova Era.

No casarão da Av. JK, residiu Pedro Martins Barbosa, filho de Francisco, e depois Antônio Martins Barbosa - o Tonico Barbosa - que foi um dos fundadores da Cooperativa dos Produtores de Leite de Benfica. Tonico era casado com Maria Pereira Barbosa, e no casarão criaram os seus onze filhos.
Seria um grande presente para a nossa comunidade - e respeito à sua memória – fazer com que qualquer intervenção arquitetônica naquele terreno pudesse conciliar com a permanência da casa e do moinho.

As construções de Benfica remanescentes do Século XIX são: a casa da família Barbosa, a estação ferroviária (de 1877) e a casa construída para ser a residência do chefe da estação (situada na Rua Maria Eugênia, atrás da estação de Benfica – construída em 1880).
*Vanderlei Tomaz é HistoriadorFonte: Benfica Net

Nenhum comentário: