sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Futebol

Final de ano é sempre a mesma coisa. Pode ser na luta pelo título ou na fuga do rebaixamento, o discurso do "só dependemos de nós" está sempre lá. Mas para dois times do Rio de Janeiro não há vergonha em ficar ansioso para saber o resultado de seus adversários locais. Boavista e Olaria torcem pelo sucesso de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco para garantirem suas vagas na Copa do Brasil de 2012.

A conta é simples. O Rio tem direito a três vagas na Copa do Brasil e duas delas são definidas pela colocação no Estadual. Flamengo e Fluminense ficaram nas duas primeiras posições na classificação geral e garantiram vaga no torneio. Fortes candidatos a uma vaga na Copa Libertadores, a presença para o competição continental pode tirá-los da Copa do Brasil. Os dois torneios não podem ser disputados simultaneamente. O mesmo acontece com o Botafogo, terceiro colocado no Estadual.
Segundo o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, Boavista e Olaria são os herdeiros dessas vagas caso todos os grandes do Rio disputem a Libertadores.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a chance do Rio colocar dois clubes na Libertadores é de 84%. Isso sem contar o Vasco, já garantido por ter conquistado justamente a Copa do Brasil. O número de classificados agrada o Boavista, quarto colocado do Estadual do Rio, mas não satisfaz o Olaria, quinto. Só com todos cariocas na Libertadores, feito inédito e que tem 24% de chances de acontecer, é que o time da Rua Bariri se classifica para a Copa do Brasil.

Com a mesma cobiça que os grandes miram a Libertadores, os pequenos enxergam na Copa do Brasil a chance de fazerem um bom torneio nacional. Com o primeiro semestre é mais rentável para os pequenos, os times estão mais forte nessa época. Esse é um dos motivos que fez o convite para a Série D de 2011 - disputada no segundo semestre - ter sido rejeitado por cinco clubes do Rio de Janeiro, entre eles Boavista e Olaria.
Na Copa do Brasil de 2011, o Bangu eliminou a Portuguesa (vitória 3 a 1, no Rio, e derrota de 1 a 0, no Canindé). Depois, foi eliminado pelo Náutico (derrota de 2 a 0 no Rio). Único pequeno do Rio na competição deste ano, o time da Moça Bonita também pode voltar a Copa do Brasil do ano que vem. A Copa Rio, que está perto da reta final, dá a terceira vaga do estado. A disputa está entre Bangu, Macaé, Audax, Resende, Friburguense, Madureira, Volta Redonda, Serramacaense e América.
Fonte:

Nenhum comentário: