quarta-feira, 9 de novembro de 2011

“Cariocas do brejo entrando no ar”

Documentário sobre os primórdios da TV em Juiz de Fora será lançado nesta quarta-feira

O documentário “Cariocas do brejo entrando no ar” será lançado nesta quarta-feira, dia 09, às 19h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A produção, que conta com apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como diretor o pesquisador em Comunicação e funcionário da Faculdade de Comunicação Social (Facom), Flávio Lins.

O diretor resgata o pioneirismo da produção televisiva em Juiz de Fora, explorando as décadas de 1940, 1950 e 1960. São destacados importantes marcos como no ano de 1948, quando as primeiras transmissões televisivas da América do Sul foram realizadas na cidade, por Olavo Bastos Freire. Já sobre a década de 1950, é abordada a luta para trazer sinal de TV para a cidade de Juiz de Fora. E, tratando da década de 1960, fala-se da produção televisiva da cidade, o intercâmbio cultural que havia no meio com o Estado do Rio de Janeiro, incluindo produções juizforanas que eram transmitidas em emissoras fluminenses, principalmente na TV Tupi. Também, referente a esta década, é retratada a luta pela concessão de um canal televisivo para a cidade mineira e a perda de força de Juiz de Fora no meio televisivo.

Flávio Lins fez um trabalho de pesquisa utilizando-se de revistas, jornais e materiais audiovisuais da época, além de contar com histórias e depoimentos de diversos profissionais da área de comunicação de Juiz de Fora. Dentre eles, colaborando para o documentário, estiveram: Wilson Cid, Jorge Couri, Rubens Furtado, Mário Manzolilo de Moraes, Luiz Antônio Horta Colucci, Geraldo Magela Tavares, entre outros.

Parafraseando Wilson Cid, Flávio Lins afirma que o documentário faz “um resgate histórico do último suspiro do grande pioneirismo da Manchester Mineira”, fazendo referência às primeiras transmissões televisivas realizadas na cidade. O diretor diz ainda que a produção é ” uma homenagem aos profissionais pioneiros da televisão daqui”, além de ser uma “declaração de amor a Juiz de Fora, exaltando seus tempos áureos”.

O diretor iniciou as pesquisas sobre o documentário durante o curso de especialização em Comunicação e desenvolveu-o quando cursava o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFJF. Além da direção, ele acumulou quase todas funções da produção, como pesquisador, editor, cinegrafista e entrevistador. Flávio Lins já trabalhou em empresas como a TV Tiradentes e a TV Panorama e, atualmente, leciona no Curso de Especialização em Cinema, TV e Mídias digitais da Faculdade de Comunicação da UFJF.
O MAMM fica localizado na Rua Benjamin Costant 790, Centro.
Fonte: www.ufjf.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Carlos Ferreira. Obrigado pela força. Se puder compareça no cine Alameda no dia 03/12. O filme será exibido dentro da programação do Festival Primeiro Plano. Abs. Flávio Lins