quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte

                                          Catedral Cristo Rei
O dia 19 será de festa para os católicos, com a bênção da pedra fundamental da nova sede da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia, que incluirá a iluminação da cruz de 20 metros, será presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. Na data, a capital e municípios da região metropolitana vão receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

As relíquias chegarão a Betim às 14h (BR-381, no Posto da Polícia Militar– km 499) e em carreata serão conduzidas pelos bombeiros num trajeto que contemplará vilas e favelas de BH, como os aglomerados da Serra e Cabana. Nas duas comunidades, jovens beneficiados pelos projetos sociais da Igreja farão apresentações. A carreata passa ainda pela Praça do Papa, na Região Centro-Sul, onde centenas de motociclistas serão abençoados, e segue para o terreno da Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, Região Norte. Às 19h, os símbolos, conduzidos pelos jovens, chegarão ao terreno da Avenida Cristiano Machado, em frente à Estação BHBus Vilarinho. As festividades vão terminar no ginásio do Mineirinho.

A futura Catedral Cristo Rei substituirá a de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade, e vai ocupar 22 mil metros quadrados. O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer e prevê para a construção duas colunas com 100 metros de altura sobre um espelho d’água, campanário de 40 metros de altura, com sete sinos, e uma cruz de 20 metros, todos na cor branca. Na base haverá uma praça para receber de 15 mil a 20 mil pessoas

Nenhum comentário: