terça-feira, 15 de novembro de 2011

Campo Bom-RS

15 de Campo Bom
A pior situação dos três clubes é a do 15 de Novembro de Campo Bom. O clube gaúcho vai completar 100 anos, nesta terça-feira, mas com seu futebol em inatividade. Sua última competição profissional foi o Gauchão de 2008, quando foi rebaixado à Segundona e, logo depois, se licenciou da FGF, devido a uma crise financeira. Desde então, tem mantido apenas as categorias de base, com a promessa de uma reestruturação para o futuro.

O Tricolor, como é conhecido, foi fundado por operários da empresa de calçados Vetter & Irmãos, em 15 de novembro de 1911. Naquela época, o time de futebol não tinha muitas pretensões. Seu principal objetivo era proporcionar momentos de lazer aos funciários da fábrica. Esse lazer, contudo, foi ficando cada vez mais sério com o passar dos anos.

Até que em 1960, o Alemãozinho deu início a sua série de conquistas no Gaúchos de Amadores, que lhe proporcionou o apelido de Papão do Estadual de Amadores. De 1960 a 1990, o clube conquistou nada menos que 14 estaduais amadores. Como profissional, suas principais conquistas vieram a partir de 2000. Em 2002, 2003 e 2005, chegou vice-campeonato gaúcho.

Foi em 2004, no entanto, que o Quinze conquistou o seu maior feito: chegou às semifinais da Copa do Brasil. Comandado pelo hoje técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, o time parou no Santo André, que mais tarde entraria para a história ao conquistar o título contra o Flamengo.

Nenhum comentário: