terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jaú-SP

XV de Jaú

A exemplo do “xará” piracicabano, o XV de Jaú é dono da uma torcida fanática e de uma história gloriosa. Em 2011, o acesso para Série A2 bateu na trave do clube quinzeano. O Galo da Comarca chegou a disputar o Quadrangular Final, mas acabou na lanterna do Grupo 3, com apenas três pontos. Penapolense e Velo Clube subiram na chave.

Fundado no dia 15 de novembro de 1924, o clube recebeu o nome de Esporte Clube XV de Novembro de Jaú como homenagem à Proclamação da República. As cores que ostenta, o verde e o amarelo, também fazem alusão às cores da bandeira do Brasil. Entre as décadas de 50 e 80, o XV se destacou por montar bons times. Tanto que conquistou o Paulista do Interior (1951) e o Paulista da Série A2 (1951 e 1976).

Além disso, ficou famoso por ser um celeiro de craques. Entre os principais estão Sormani (ponta ex-Santos), Dino Sani (volante ex-São Paulo), Marolla (goleiro ex-Santos e Seleção), Wilson Mano (lateral ex-Corinthians), Alfinete (lateral ex-Corinthians), Sonny Anderson (atacante ex-Seleção), Nilson (atacante ex-Inter), Andrei (zagueiro ex-Seleção), Edmilson (zagueiro ex-Seleção), França (atacante ex-São Paulo), além de muitos outros.

Nenhum comentário: