terça-feira, 15 de novembro de 2011

Gama-DF

DF: Maior ganhador de títulos candangos faz 36 anos neste 15 de novembro

O Gama, clube detentor da maior torcida na Capital do Brasil, como também o que tem o maior número de títulos candangos, foram 10 conquistas, completa 36 anos de existência neste 15 de novembro. Fundado em 15 de novembro de 1975, depois que um grupo de desportistas que costumava discutir futebol em um bar, o Boteco do Zé, no Setor Central do Gama, um dos integrantes do grupo resolveu criar um clube de futebol profissional.

A equipe do alviverde candango, a Sociedade Esportiva do Gama que em 1979 passava por dificuldades financeiras, quando Osvando Lima assumiu e montou um grande time, onde despontavam Hélio, Carlão, Fantato, Manoel Ferreira, Péricles, Odair, entre outros. Este time, comandado por Almir Vieira, era sustentado com o dinheiro da promoção Gamão Milionário. A equipe sagrou-se campeã candanga daquele ano.

A década de 90 considerada a época de ouro do time candango, com conquista de cinco títulos brasilienses e ainda, a Segunda Divisão do brasileior de 1998, subindo para a série A de 1999. No final deste ano, quando a Confederação Brasileira de Futebol acabou rebaixando o Gama para a série B do brasileiro, o time da cidade do Gama travou uma batalha homérica com a instituição nacional. Com uma ação na Justiça Comum, em um trabalho que teve à frente o advogado Paulo Goyaz, que foi presidente do clube, a equipe conseguiu uma liminar que o manteve na Primeira Divisão.

Em 2002 o Gama acabou caindo para a série B do brasileiro. Em 2003 acabou caindo para a série C do brasileiro. Em 2004, comandado por Reinaldo Gueldini, a equipe chegou como vice-campeão da série C, voltando à segunda divisão nacional de 2005. Em 2008, mais uma vez o Gama foi rebaixado. Neste ano de 2011 a equipe disputou a série D do brasileiro, não se classificando para a temporada do ano que vem. Terá de conquistar no Candangão 2012, o direito de disputar a quarta divisão nacional. No ano que vem o time também disputa a Copa do Brasil, pois foi vice-campeõa candango, comandado por Heriberto da Cunha.

O Gama possui hoje o estádio mais moderno do Centro Oeste brasileiro, o estádio Bezerrão, totalmente refeito, inaugurado em 2008, no amistoso da Seleção brasileira diante de Portugal, com vitória brasileira por 6 a 2.

Preocupação gamense
A oposição do Gama busca através do Ministério Público da cidade do Gama, a prestação de contas da instituição, pois a sede social do clube foi vendida e não houve ainda prestação de contas sobre o valor do negócio, que gira em torno de R$ 31 milhões de reais. A atual direção do Gama, através do presidente Carlos Antonio Macedo marcou uma assembléia para o dia 24 de novembro, a fim de mostrar as contas do clube. A apresentação do elenco visando os campeonatos de 2012 em que o time irá participar (Candangão e Copa do Brasil), poderá ser dia 10 ou 12 de dezembro.
Fonte: http://www.futebolinterior.com.br/

Nenhum comentário: