sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Literatura

"Meu Capítulo na TV Globo"
Um dos fundadores da Rede Globo, o norte-americano Joe Wallach lançou o livro "Meu capítulo na TV Globo" (Editora Topbooks). Figura importante na história da emissora, aliando sua experiência à então recém-inaugurada televisão de Roberto Marinho, Joe Wallach veio ao Brasil especialmente para o lançamento da obra.

Com graça e leveza, "Meu capítulo na TV Globo" relembra momentos importantes da passagem de Wallach pelo país, onde chegou aos 42 anos para fazer parte da equipe que transformaria a Globo numa das maiores redes de televisão do mundo. O entrosamento entre Wallach e Roberto Marinho se deu de imediato e o relato dessa amizade se confunde com o crescimento da emissora. "Joe Wallach, o profissional exemplar (…), o amigo perfeito. Na história da Rede Globo e no meu coração, ele ocupa um dos primeiros e um dos melhores lugares", disse Roberto Marinho, em frase destacada na quarta capa do livro.

O autorNeto de judeus russos, nascido em Nova York, Joe Wallach trabalhou desde cedo na lavanderia dos pais, numa sorveteria, numa gráfica, enquanto estudava contabilidade numa faculdade pública. Aos 19 anos, foi convocado para a infantaria americana, que o mandou no inverno de 1944-45 para o inferno dos campos de batalha na Bélgica. Ferido em janeiro de 1945, passou a desempenhar funções fora de combate e, ao término da guerra, conheceu em Grenoble uma polonesa, Maryla Dytkowska, com quem se casou em Paris em 1946. Depois de algumas mudanças de cidade e de emprego, foi parar em San Diego e começou a trabalhar numa pequena tevê, onde a garota do tempo era Raquel Tejada, depois superfamosa com o nome de Raquel Welch. O Canal 10 de San Diego foi comprado pela Time-Life em 1962 e o grupo o convidou para trabalhar no Brasil em 1965. Ele concordou – achando que seria bom para a família – mas sob a condição de só ficar um ano fora do seu país.

Em 1980, voltou aos Estados Unidos e passou a dedicar-se à família. Uma de suas filhas é casada com o músico brasileiro Oscar Castro Neves. Divorciado da polonesa, depois de 15 anos de solteirice casou-se com Doreen, sua mulher até hoje. Tornou-se consultor da Rede Globo na Telemontecarlo e em 1990 voltou ao Brasil para participar com Boni da criação da Globosat.

Leituras, longas caminhadas, estudos de história universal – antiga e moderna – e viagens pelas paragens mais exóticas da Terra preenchem a vida atual de Joe Wallach.

Nenhum comentário: