quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Literatura

"Panorama do Rádio no Brasil"
O livro "Panorama do Rádio no Brasil" resgata os 90 anos de rádio no Brasil e mapeia todas as emissoras de rádio das 27 regiões metropolitanas do país. Assim, passado e presente se confundem nos textos, nos quais 561 emissoras são inventariadas por 53 pesquisadores de todas as regiões do país.

“É um cenário rico, diverso, cheio de nuances que variam de acordo com a região. Dois aspectos, porém, chamam a atenção: o grande número de emissoras ligadas a políticos ou a grupos políticos e a forte presença da igreja na radiofonia, tanto a católica, quanto outras denominações. Isso, com certeza, tira do público a oportunidade de ouvir um rádio isento, livre de qualquer ideologia política ou religiosa”, observa Nair Prata, organizadora do livro.

O livro, publicado pela Editora Insular, foi lançado em 05 de setembro de 2011, no Recife-PE, durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A obra é um trabalho em conjunto do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A publicação é apenas a primeira parte de um projeto de pesquisa que pretende mapear também as webradios brasileiras, outro universo da radiofonia. No entanto, a pesquisa realizada mostra a grande adesão das emissoras de rádio à internet.

Nair Prata analisa que o rádio mineiro tem atuação destacada no cenário midiático brasileiro. “Entre as 10 emissoras brasileiras com maior audiência, Minas tem uma representante no ranking, a Rádio Liberdade, o que é um grande feito. Outra emissora fundamental no cenário mineiro é a Rádio Itatiaia, com uma rede que cobre quase 90% do território mineiro”, analisa.
Fonte: http://www.minasmarca.com/

Nenhum comentário: