segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

Três cidades mineiras encerram polêmica sobre terra natal de Tiradentes Cidades de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes fazem acordo inédito e vão celebrar em conjunto, a partir deste ano, o aniversário do herói da Inconfidência, acabando com rixa antiga

Chega ao fim uma polêmica de quase 50 anos envolvendo São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis, na Região do Campo das Vertentes, em torno da figura do grande herói da Inconfidência Mineira. Num acordo inédito entre prefeituras e câmaras, os três municípios decidiram celebrar conjuntamente a data de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes, deixando de lado a velha rixa sobre a genuína terra natal do mártir, fato que já foi parar até na Justiça. Em 13 de novembro, às 10h, em solenidade na Fazenda do Pombal, em Ritápolis, será entregue, pela primeira vez, a medalha Liberdade e Cidadania, fruto da parceria entre poder público e várias instituições.

“Vamos celebrar a vida de Tiradentes. Será uma data para enaltecer o civismo, a liberdade e a cidadania. Trata-se de um nome nacional, cuja memória deve ser reverenciada por todos os brasileiros”, afirma o chanceler da comenda, o superintendente do Ministério da Fazenda no estado e diretor da Casa dos Contos de Ouro Preto, Eugênio Ferraz. Hoje, em São João del-Rei, os organizadores vão lançar oficialmente o projeto.

A meta é transformar a semana de nascimento de Tiradentes também num grande evento cultural, com seminários, palestras, debates e apresentações musicais. A cada ano, conforme o Decreto 001/2011 firmado pelos poderes Executivo e Legislativo, uma cidade ficará responsável pela organização – na sequência São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. Segundo estudiosos, a data comemorativa do nascimento de Tiradentes é 12 de novembro, que se refere ao batismo dele em São João del-Rei, na época cabeça da Comarca do Rio das Mortes, instituída em 1714, na primeira divisão do território da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro.

Data
A entrega da medalha será sempre domingo anterior ou posterior ao dia 12, na Fazenda do Pombal, hoje uma unidade de conservação ambiental (Floresta Nacional de Ritápolis), administrada pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. As ruínas da propriedade são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo Ferraz, a medalha, a ser entregue a 150 personalidades, não terá custos para as prefeituras, devendo ser captados recursos junto à iniciativa privada.

Um dos mais entusiasmados com a iniciativa é o juiz de Direito da comarca de São João del-Rei – inclui oito municípios, entre eles Tiradentes e Ritápolis –, Auro Aparecido Maia de Andrade. Integrante da comissão organizadora, ao lado de Ferraz, Wainer Ávila e Francisco José dos Santos Braga, Auro está satisfeito com o fim da contenda entre as cidades em torno do “berço” do herói. Para ele, houve uma “catalisação de esforços” e o entendimento entre os municípios mostra que Joaquim José da Silva Xavier era, acima de tudo, “filho do Campo das Vertentes, uma unidade nacional”. Com a outorga da medalha Liberdade e Cidadania (Libertas et Civitas), acredita o juiz, a polêmica sobre onde nasceu o mártir da Inconfidência Mineira se torna irrelevante, ganhando mais destaque os valores e ideais defendidos por ele e a sua importância na história do Brasil. “A comenda não vai concorrer com a Medalha da Inconfidência, entregue no dia 21 de abril em Ouro Preto, mas somar-se a ela”, ressalta Auro.

Enquanto isso...
...instituto busca recursos

O Instituto da Liberdade Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, de São João del-Rei, está em busca de recursos para construir um monumento em homenagem ao herói na Fazenda do Pombal, originalmente Fazenda do Pombal do Rio Abaixo. “O projeto foi feito há dois anos por Oscar Niemeyer e a obra está orçada em R$ 5 milhões”, informa o presidente da entidade, Wainer Ávila.

A ideia do espaço, que terá auditório, sala de música e outros setores culturais, partiu do coronel Adalberto Menezes e faz parte da Carta do Pombal, divulgada na abertura do Ano da França no Brasil, em 20 de abril de 2009.

Fonte: http://www.uai.com.br/

Nenhum comentário: