segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Série D

por Wagner Augusto álvares de Freitas*

Conforme previsão feita, já que não tenho vocação para ser profeta do acontecido, o Itumbiara-GO será o adversário do Villa Nova nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. A Justiça Desportiva, no entanto, poderá mudar essa realidade a qualquer momento, pois há um forte indício de "mutreta" praticada pelo Tocantinópolis-TO.
                            A definição do segundo colocando no Grupo A5 será, seguramente, definida pelo STJD. O Tocantinópolis fez o maldito cai-cai quando perdia para a Anapolina-GO por 4x1 e ainda faltavam 18 minutos para o término da partida. Se o time goiano vencesse por 5x1, por exemplo, ficaria com a vaga, eliminando o Itumbiara, que perdeu para o Tupi por 1x0. Segundo a imprensa de Anápolis, o Tocantinópolis teria recebido R$50 mil para endurecer o jogo contra a Anapolina e diante da impossibilidade de segurar o resultado que garantiria a classificação de seus patrocinadores, melou o jogo. Mais uma vergonha a enxovalhar o futebol brasileiro e mais um fato triste que a mídia gorda ignora. O segundo colocado no Grupo A5 será o adversário do Leão do Bonfim na próxima etapa da competição.
                            Alheio a essa celeuma, o elenco leonino retorna ao trabalho na tarde desta segunda-feira e aguarda a definição da data e do horário do próximo confronto. Se o Itumbiara foi confirmado pela CBF como o segundo classificado de seu grupo, o Villa atuará no sábado ou no domingo no Estádio JK. Se a Anapolina conseguir algum efeito suspensivo para esse jogo até que o mérito da questão envolvendo o cai-cai do Tocantinópolis seja julgado, o Leão poderá passar mais um final de semana de folga.
 
Boa campanha  
                            Entre os 40 clubes disputantes da Primeira Fase da Série D, o Villa Nova realizou a terceira melhor campanha, obtendo 16 pontos (cinco vitórias, um empate e duas derrotas; onze gols a favor e seis gols contra). O Juventude-RS foi o melhor de todos, somando 19 pontos, enquanto o Cuiabá-MT cumpriu campanha parecida com a do Leão (os mesmos 16 pontos, mas com oito gols de saldo). Santa Cruz-RN e Santa Cruz-PE também fizeram 16 pontos, porém, com saldo de gols inferior ao do Villa.
                            As melhores defesas do certame foram as do Volta Redonda (três gols sofridos) e do Guarany-CE (quatro gols sofridos). O Villa, ao lado do Santa Cruz-RN e do Santa Cruz-PE, teve a terceira melhor defesa, com seis gols sofridos (o São Mateus-ES teve a zaga mais vazada, com 19 gols).
                            Juventude-RS e Cuiabá-MT tiveram os ataques mais positivos, com 19 gols marcados.
                            O Villa se mostrou um time solidário: os 11 gols marcados pelo time nova-limense foram assinalados por oito atletas diferentes. Vinícius, Leonardo Salino e Luizinho marcaram duas vezes e Hugo, Bruno Lourenço, Fabrício, Everton e Alex Santos completaram a artilharia alvirrubra.
                           
A caminhada do Leão  
                            Com a definição dos classificados para as oitavas de final da Série D, com a ressalva de que a Anapolina poderá retirar a vaga do Itumbiara no “tapetão”, a trajetória do Villa no restante da competição ficou definida. Se passar pelo primeiro mata-mata, o Leão enfrentará o vencedor de Tupi x Volta Redonda nas quartas de final. Superando esse obstáculo, o acesso para a Série C de 2012 estará garantido.
                            Nas semifinais, o Villa pegará o sobrevivente das partidas que envolvem Oeste-SP x Cianorte-PR e Juventude-RS x Mirassol-SP. Se chagar à decisão da Série D, o adversário leonino sairá dessas partidas: Cuiabá-MT x Sampaio Correa-MA, Independente-PA x Peñarol-AM, Santa Cruz-RN x Treze-PB e Coruripe-AL x Santa Cruz-PE.
                            Para que o torcedor villa-novense vá se preparando para as emoções dos mata-matas, é certo que o Villa decidirá o primeiro deles no Alçapão do Bonfim, devido ao primeiro lugar obtido em seu grupo na Primeira Fase. A partir da segunda eliminatória (quartas de final), a definição do mando de campo no jogo de volta será apurada através de sorteio na CBF.
                            Nos dois primeiros mata-matas, o Villa poderá atuar em seu campo normalmente. A partir das semifinais, terá de jogar num estádio com capacidade mínima de 10.000 torcedores. O regulamento para desempate dos jogos eliminatórios é idêntico ao da Copa do Brasil, com o gol fora de casa sendo qualificado.
 *Wagner Augusto álvares de Freitas é Assessor de Imprensa do Villa Nova

Nenhum comentário: