sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Redivisão territorial

Pará, Carajás e Tapajós

TSE debate regras para campanha do plebiscito de emancipação no Pará. Audiência pública é realizada com integrantes das três frentes em Brasília. Números 55 e 77 foram escolhidos para "sim' e para 'não'.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) debate, nesta sexta-feira (05), as instruções que vão regulamentar como serão feitas as campanhas pela emancipação de Carajás e Tapajós durante o plebiscito sobre o desmembramento do Pará com a criação de dois novos estados, Carajás e Tapajós. O pleito será realizado em 11 de dezembro deste ano. A audiência pública, no auditório da Corte, foi coordenada pelo ministro Arnaldo Versiani.

Na pauta da audiência desta sexta-feira estão dez minutas de resolução. Elas tratam da maneira como serão as regras que as três frentes, duas pela emancipação de Tapajós e Carajás e outra pela manutenção do estado do Pará, deverão seguir durante o pleito.
O resultado será levado para o plenário do TSE, que vai definir como as frentes deverão agir durante as campanhas de emancipação. As frentes precisam se registrar no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) até 12 de setembro. Em duas horas e meia de reunião, o ministro ouviu 23 pessoas, que apresentaram suas sugestões sobre o peito.
Na audiência pública serão discutidos a propaganda; a arrecadação e prestação de contas das frentes nos plebiscitos; os atos preparatórios nos plebiscitos; as representações, reclamações e pedidos de resposta previstos na legislação eleitoral; a cerimônia de assinatura digital e fiscalização do sistema eletrônico de votação. O debate também inclui o registro digital do voto, da votação paralela e dos procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais, além da apuração de possíveis crimes eleitorais cometidos.

Perguntas do plebiscito
O TSE definiu, em julho deste ano, as perguntas do plebiscito sobre o desmembramento do Pará. O órgão eleitoral também definiu o calendário para a consulta popular, que será feita em 11 de dezembro deste ano, de acordo com as resoluções 23.342 e 23.343, publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJE).

A votação será feita nas seções eleitorais das 8h às 17h e a apuração do resultado será iniciada após a conclusão do pleito, de acordo com os moldes das eleições tradicionais. As urnas que serão usadas no pleito estarão lacradas a partir do dia 23 de novembro.
Segundo o TSE, os eleitores deverão responder a duas perguntas:
- “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?”
- “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”.

Foram definidos os números 55 e 77 para o "sim" e para o "não", mas suas equivalências de acordo com a decisão do eleitor ainda serão definidas por sorteio, a ser realizado em agosto deste ano. A ordem como as perguntas irão aparecer nas urnas também será definida no sorteio.
"A diferença do plesbiscito para as eleições normais é que o eleitor vai responder a uma pergunta e terá de digitar um número de acordo com seu posicionamento sobre o tema", disse o juiz eleitoral Rubens Leão, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA).

Formação das frentes e propaganda
O tribunal também definiu que senadores, deputados federais e estaduais do Pará se manifestem sobre a formação de frentes pró ou contra as emancipações até 2 de setembro deste ano. O registro das frentes deverá ser feito no TRE-PA até 12 de setembro.
Quanto ao eleitor, o TSE informou que os moradores que ainda não tiverem título de eleitor poderão fazer o requerimento até 11 de setembro. O mesmo prazo vai valer para o eleitor que precisar transferir o domicílio eleitoral. As duas medidas precisam ser feitas no cartório eleitoral da região.
A propaganda de cada uma das frentes será autorizada apenas a partir de 13 de setembro. A propaganda gratuita no rádio e na televisão será transmitida apenas no Pará, a partir de 11 de novembro deste ano. As propagandas feitas por sistemas de som poderão ser veiculadas até 10 de dezembro. A distribuição de panfletos, realização de caminhadas, carreatas e passeatas só poderão ser feitas até as 22h do mesmo dia 10.

Apuração dos votos
Leão afirmou ainda que o resultado do plebiscito deverá ser divulgado no mesmo dia 11 de dezembro. "Queremos divulgar o resultado em até quatro horas após o término da votação. Será como apuração de 02º turno para presidente e governador."

O juiz eleitoral disse que a geografia do Pará poderá ser determinante para a rápida apuração dos votos. "Temos a peculiaridade das distâncias das zonas eleitorais e a dificuldade de locomoção. A transmissão de dados não deve ser feita via satélite, mas ainda será definida pelo TSE. Nas quatro eleições suplementares que tivemos no estado, usamos a transmissão por internet e não tivemos problemas. Pode ser uma opção", afirmou Leão.
Para a realização do plebiscito, o juiz disse que o TSE ainda deve definir outras resoluções até agosto. "O tribunal está em recesso e só deve voltar no próximo mês. Um detalhe que ainda falta ser concluído é a forma de prestação de contas das duas frentes, por exemplo. Só estamos começando o trabalho", afirmou Rubens Leão.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

A consulta popular a decisões específicas dos poderes constituites, é da maior importância e precisa ser muito praticada.

As raras feitas até o momento mostraram total despreparo dos eleitores ao verdadeiro conteúdo da consulta. Prevaleceu, como de costume ente nós, disputas pessoais da liderança política. O voto se transformou em ser contra ou a favor de beltrano.

Que não seja este o caso, mas sim o interesse do Brasil, acima das disputas meramente pessoais de lideranças locais.

Que não se enfraqueça ainda mais a república, gerando muito mais gastos para todos nós do que benefícios ao Brasil.


Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.