quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GETÚLIO VARGAS

A  Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas!
    "Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
    Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

    Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

    Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

    Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.

    E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História." (Rio de Janeiro, 23/08/54 - Getúlio Vargas)

3 comentários:

Anônimo disse...

por Pettersen Filho*
O Dia Vinte e Quatro de Agosto de Mil Novecentos e Cinqüenta e Quatro, assim escrito, literalmente e por extenso, como, inclusive, se fazia nos velhos alfarrábios, e assentamentos, à “bico-de-pena”, antigos, tem tamanha Importância na História Republicana do Brasil , que, proporcionalmente, muitos Historiadores lhe atribuem, como “Marco”, valor maior que o próprio advento da Inconfidência Mineira e o final enforcamento de Tiradentes , em 21 de Abril de 1791, no Rio de Janeiro, como precursores da Soberania Nacional.
É que na tal data, aos Vinte e Quatro dias passados do Mês de Agosto do Ano de Mil Novecentos e Cinqüenta e Quatro de Jesus Cristo , morreu “ Suicidado” o Maior Homem Público que o Brasil já teve: Getúlio Dornelles Vargas.
Fruto de uma História Anacrônica , que mistura, no mais das vezes, Ficção e Realidade , grande parte dela escrita por Documentos Pró-formes , lavrados pela Chancelaria Oficial , distantes da realidade das ruas, tal qual o “Grito de Independência”, aos Sete de Setembro de Mil Oitocentos e Vinte e Dois, em que, “ Filho” rompia com “Pai” (O Imperador Pedro I “versus” o Rei Dom João VI ), dividindo os despojos do Império Português , sem que tal ruptura representasse, necessariamente, sequer, no disparo de um só tiro, a História Tupiniquim , no entanto, está repleta de “Gloriosas Mentiras”, desde a tal “Calmaria” enfrentada por Pedro Álvares Cabral , e o suposto “Descobrimento”, tal qual o foi a própria “Proclamação da República”, realizada pelo Marechal Deodoro da Fonseca , contra o seu Amigo, Pedro II , aos Quinze dias do Mês de Novembro de Mil Oitocentos e Oitenta e Nove, sem que necessário, mesmo, fosse que, desembainhasse da cintura o seu enferrujado sabre.
Assim ao longo dos anos, desde o Brasil Colônia , vem tendo curso nossa História , sem que nada de, realmente, novo, relativo às Velhas Praticas Políticas , e a Base Agrária , Rural Brasileira , Oligárquica, se modificasse no Brasil, passando.desde o Império, e pela própria República , até que, em 1930, fruto de uma Revolução Popular, Getúlio Dornelles Vargas ascendesse ao Poder, rompendo com a Política do Café-com-Leite e do Voto de Cabresto, até então praticado na chamada Política dos Governadores: Minas/São Paulo, em que se resumia, na prática, a Federação .
Como um dos seus primeiros atos, diante da “Quebra” da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, cujos reflexos se faziam sentir, Getúlio foi logo ateando fogo nos estoques de café brasileiro, principal lastro das Oligarquias da época, objetivando valorizar-lhe o preço, mas, desde logo, indispondo-se, terrivelmente, com os “Barões do Café ”, quem deflagraram a Contra-revolução Paulista de 1932, conhecida como “Constitucionalista”, a fim de restaurarem a “Velha Ordem Oligárquica”.
Do embate armado, Getúlio saiu vencedor, nomeando Interventores nos Estados , mas, ainda assim, promulgando a Constituição Liberal de 1934, o que deu inicio a um dos períodos de maior crescimento econômico, e social do Brasil , cujo projeto primou pelo Nacionalismo, retirando o País das estruturas semi-feudais e agrícolas, que possuía, para a efetiva Urbanização da sua Sociedade e a conseqüente Industrialização .
Consta dessa época 1930/45 e 1951/54, a criação.do BNDE (S), da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, da Vale do Rio Doce, da Petrobras, da FNM - Fábrica Nacional de Motores, a abertura de estradas, a Lei de Remessa de Lucros ao Estrangeiro , a CLT – Consolidação da Legislação Trabalhista e os Sindicatos, SENAI –Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários, até hoje, passados mais de cinqüenta anos, desde que perdemos os “Trilhos da História”, espinhas dorsais do Desenvolvimento brasileiro.

Continua.....

Anônimo disse...

GETÚLIO VARGAS: “ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...”

...continuação
Getúlio Vargas, no entanto, como todo Governo Reformista, não teve facilidades.
Depois de vencer a Revolução (São Paulo) Constitucionalista de 1932, já em 1935, deparou-se com a Intentona Comunista, projeto no qual se queria implantar o Comunismo no Brasil. (O Mundo estava, já, profundamente dividido entre o Capitalismo Liberal Americano e o Comunismo Soviético, formando fileiras para confrontarem-se, num futuro muito próximo, com os Estados Nacionalistas da Alemanha e Itália – Nazismo e Fascismo, todos firmemente instalados no Brasil, via Integralismo, influenciando politicamente o Governo )
Diante de tais pressões, vertendo, ora para um lado, ora para outro, sempre trazendo vantagens ao Brasil, de ambos os lados, sem, necessariamente, vincular-se, mantendo-se eqüidistante, Getúlio, ora fazia concessões ao Nazismo (Enviou, num episódio questionável, Olga Belizário, Esposa do Comunista Luis Carlos Prestes, à Extradição para a Alemanha Nazista, onde foi às Câmeras de Gás, como Judia}, ora aliava-se aos Americanos (Conseguiu, de forma inédita, ao simplesmente Declarar Guerra ao Eixo, em 1941, sem que enviasse um só soldado aos campos europeus, até então - Tropas brasileiras somente desembarcaram na Itália, em finais de 44, quando a Guerra já estava, irremediavelmente, decidida, algo inédito, o financiamento e repasse tecnológico á CSN, diante das ameaças Americanas de ocupar Natal/RN, como de fato).
Já ao fim de 1937, diante das ameaças de “Golpe”, Getúlio recrudesce, aplicando, em si mesmo, um Auto-golpe, a pretexto do Comunismo, instalando no Brasil um “Governo de Exceção”, o que lhe rendeu na História o Título de “Ditador”, mas que, lhe permitiu realizar as Reformas que retiraram o Brasil do “Status”, muito depois da sua Independência , de mera Colônia Agrícola de Monocultura do Mundo, diversificando a sua Economia.
Com forte Intervenção nos Sindicatos (Peleguismo), nomeando interventores (Bem diferente do Neo-peleguismo de Lula, onde os atuais Sindicatos, a UNE- União Nacional dos Estudantes, a CUT-Central Única dos Trabalhadores, o MST-Movimento dos Sem Terra, e outros assemelhados, foram cooptados pelo Governo Federal, e vivem às suas custas, via FAT-Fundo de Amparo ao Trabalhador e PRONAF-Fundo de Amparo à Agricultura Familiar), Getúlio governou até 1945, quando uma Junta de Generais, articulada pelos Estados Unidos, desinteressada no Protecionismo/Nacionalismo/Vargas, derrubou Getúlio do Poder, abrindo espaço para que nos dominassem as Multinacionais .
continua...

Anônimo disse...

....continuação

Assim, e, ainda assim, depois de breve ausência, no arremedo da Nova Constituição Democrática de 1947 , Vargas, seria eleito, através do voto, pela primeira vez, Presidente da República, em 1950, voltando a governar pelas “Mãos do Povo” , quem tanto amara, mas, ainda assim, diante das Jogatinas e Armações contra o seu “Projeto Nacionalista”, exacerbado, por episódio muito menor que os atuais “Mensalões” e “Atos Secretos”, no Ardil da Rua Toneleros, em que um Oficial da Aeronáutica foi alvejado a tiros, episódio que foi associado ao Palácio do Catete, Sede do Governo Federal, Getúlio foi levado ao “Suicídio”, quando teria dito, diante do Golpe:
“Estou velho demais para ser humilhado”, sepultando, aos Vinte e Quatro dias passados do Mês de Agosto do Ano de Mil Novecentos e Cinqüenta e Quatro de Jesus Cristo, a sua História , e o próprio “Sonho Brasil ”.
Sem se aperceber, contudo, junto com Getúlio , sucumbiu toda uma Nação, deixando para trás um Legado, nunca mais igualado por Estadista Algum , e um País , terrivelmente Órfão de Ideário Político .
Na sua “Carta Testamento”, escrita no ato do seu captulamento, bem antes que a “Sweet River Valley” e a “Piter-America-Bras-Company”, criadas por Getúlio , se tornassem, apenas, mais um “ Bom Investimento ” na Bolsa de Valores de Nova Iorque , e do inimaginável Festival de Privatizações $A , quem transformou o “Cidadão Brasileiro ”, apenas num Índice Financeiro, ou numa “Mera Estatística”, desprovida de valores nacionais e amor próprio, nas Bolsas Internacionais da Coca-cola Company e da Microsoft Enterprise, Getúlio Dornelles Vargas teria escrito:
“O Povo de que fui Escravo, não será mais Escravo de Ninguém . Serenamente, saio da Vida para entrar na História”
Será ???
ANTUÉRPIO PETTERSEN FILHO é Advogado Militante e Assessor Jurídico da ABDIC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO INDIVÍDUO E DA CIDADANIA, além de EDITOR do Periódico Eletrônico JORNAL GRITO CIDADÃO
Fonte: www.abdic.org.br