quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Redivisão terrritorial

Supremo decide que Pará inteiro deve votar em plebiscito do desmembramento
Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (24) rejeitar a ação direta de inconstitucionalidade que visava limitar o número de eleitores no plebiscito de desmembramento do Pará. Os ministros seguiram o voto do relator, Dias Toffoli, estendendo a todos os moradores do Estado o direito de participar da iniciativa, e não somente aqueles que vivem nas áreas a serem separadas.

Na prática, isso significa que deve haver apoio majoritário em todo o Pará para o surgimento dos Estados de Tapajós e Carajás. Belém é contra a iniciativa. A campanha tem previsão de início em 11 de setembro, para ambas as frentes, pró e contra a divisão.

Pró e contra
O meia Paulo Henrique Ganso, natural de Ananindeua (região metropolitana de Belém), e o lateral-esquerdo Pará, de São João do Araguaia (região de Carajás), ambos dos Santos Futebol Clube, são contrários à divisão do Estado.

Outra contrária à divisão é a cantora Fafá de Belém, que mora há 29 anos em São Paulo, mas diz conhecer o Pará inteiro.

Natural de Abaetetuba (cidade a 101 km de Belém), que fica na porção remanescente, caso a divisão fosse aprovada, a atriz Dira Paes afirma que a cisão aprofundaria a desigualdade no Estado.

Já o cantor Beto Barbosa, que nasceu em Belém, mas morou boa parte da vida no Ceará e em São Paulo, é a favor da divisão.
Fonte: http://www.uol.com.br/

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Vem de ser julgado pelo STF a exigência de que o plesbicito seja para todo o estado e não apenas para o pedaço a ser dele desmembrado.

Colateralmente abordou-se com muita proprieda que deveria ser nacional, pois o desmembramente não afeta tão somemente o estado dele objeto.

Recusos públicos hoje rateados aos estados serão reduzidos a todos, pois, aumentasse o divisr a um mesmo quantitatico.

Aumenta-se o gastos com o Congresso nacional, pelo aumento do número deputados e de senadores, além de se enfraquercer a representação de todos os estados, diluindo-se mais o poder político no parlamento.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.