sexta-feira, 22 de julho de 2011

Logradouros Públicos

Avenida Prefeito Mello Reis
No dia 30 de maio (data de nascimento de Francisco Antonio de Mello Reis), a avenida Guadalajara, principal ponto de ligação entre o Parque da Lajinha (região do bairro Teixeiras) e o Aeroporto da Serrinha, que a rigor é denominado aeroporto Francisco Álvares de Assis (região da cidade alta), passou a se chamar avenida Prefeito Mello Reis. A importante via foi aberta no início dos anos 1980, e denominada avenida Guadalajara, em homenagem a cidade Mexicana que serviu de concentração para a seleção brasileira na copa de 1970. A homenagem contou com a presença da viúva, Vera Lúcia Paschoalino Mello Reis. O casal não teve filhos.

Mello Reis foi vereador (1971/1975), prefeito (1977/1983), deputado federal Constituinte (1987/1991), secretário estadual de Indústria e Comércio (1991/1994) e diretor do Museu Mariano Procópio (2005/2008), além de ter disputado e perdido a eleição para prefeito em 1989 (ficou em 04º lugar, quando ali, quando da derrota de Mello Reis e outros bons candidatos começava o atraso, o retrocesso vivo e presenta da mente dos juizforanos).

Mello Reis, que morreu em 28 de de 2010, vítima de um câncer, residia na região do aeroporto e por muito tempo utilizou-se da via que foi construída em seu governo e que hoje, com justo merecimento, recebe seu nome.

Na política, Mello Reis manteve-se fiel aos partidos, com poucas filiações: ARENA, PDS (Sucessor da ARENA), PFL e DEM (Sucessor do PFL).

A sugestão da homengem foi uma iniciativa do advogado e dirigente do PP (Partido Progressista), Alberto Arbex que a encaminhou ao vereador Antonio Martins, o Tico-Tico, do PP, que fez a proposição.

Alameda Ilva Mello Reis
Ilva Mello Reis é mãe de Mello Reis e já foi devidamente homenageada, dando a principal via de ligação entre o bairro Santo Antinio - morro da boaiada - (local de fundação de Juiz de Fora) com o bairro Jardim Esperança (região do Retiro), passando pelo bairro Terras Altas e acessando a BR 267.

Avenida Presidente Itamar Feanco
Itamar Franco, que morreu em 02/07, deverá ser homenageado, tendo seu nome perpetuado na avenida Independência, que a história conta, tendo seu primeiro governo como como prefeito (1967/1970), realizado interveções importantes na via. Segundo a história, as intervenções foram de correção no curso do córrego, canalização e mudanças no traçado, desde a Praça Antônio Carlos (centro), até o bairro Cascatinha, na saída para o Rio de Janeiro.

O deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) apresentou projeto na Assembléia Legislativa de Minas para que o aeroporto construído na Zona da Mata, quando Itamar Franco era governador, receba o nome de "Aeroporto Internacional Presidente Itamar Franco".

Nenhum comentário: