sexta-feira, 8 de julho de 2011

Literatura

"O Anjo Pornográfico: A vida de Nelson Rodrigues"
Ruy Castro mergulhou a fundo no universo incompreendido rodrigueano, trazendo a tona para os leitores fatos, fotos e causos que realmente fazem rir e chorar as almas mais sensíveis. A impressão que se tem é a de se estar dentro de uma obra do próprio Nélson Rodrigues (1912-1980) . Pessoas acostumadas a leitura de seus livros reconhecerão palavras que eram comuns ao linguajar de NR que são incorporadas ao texto de Ruy Castro. Sendo "acinte" sua representação máxima.

Nélson não era um pornógrafo de vida airada. Era um homem comum que teve coragem de expor a sociedade as suas mazelas, suas pequenas taras e vilanias. Sem a máscara de hipocrisia que recobre a maioria das faces, Nélson foi aquele que fez comédia do drama da vida e revelou nosso demônio escondido , aquele que ocultamos até de nós mesmos em nome de uma vidinha medíocre e comportada dentro dos conformes e padrões sociais.

A vida de Nelson Rodrigues  foi mais espantosa do que qualquer uma de suas histórias. E olhe que ele escreveu peças como "Vestido de noiva" e "Boca de ouro", romances como "Asfalto selvagem" e "O casamento" e os milhares de contos de "A vida como ela" é... . Mas foi de sua vida, e da vida de sua trágica família, que Nelson Rodrigues extraiu a obsessão pelo sexo e pela morte.

O livro é essencial para entender a obra do autor. É curioso notar a proximidade da vida de suas personagens com a vida do próprio Nélson. Ao mesmo tempo, engraçado, triste e emocionante o livro é uma leitura agradabilíssima.

Nenhum comentário: