terça-feira, 14 de junho de 2011

Literatura

“O Pará dividido: discurso e construção do Estado do Tapajós”
De autoria do jornalista e professor de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Manuel Dutra, é uma boa etnografia sobre os discursos, representações, regionalismo e geografia política no que diz respeito às propostas de divisão territorial do Estado. Aqui, o autor tem como foco o Município de Santarém e a possível criação do Estado do Tapajós.

O Pará é palco de um movimento regionalista que sustenta uma das mais antigas demandas por autonomia política no Brasil. A reivindicação parte da região do Baixo Amazonas, ou oeste do Pará, onde se pretende criar o Estado do Tapajós, com capital em Santarém, a segunda mais populosa cidade paraense. Tradicionalmente objeto de um debate contaminado pela emoção, o movimento separatista é analisado, neste livro pioneiro, com o propósito de colocar o problema na realidade social, uma questão que não pode mais ser negada pelo poder central paraense.

“O Pará dividido: discurso e construção do Estado do Tapajós” é importante, em especial agora em que a divisão do Estado do Pará é um dos grandes temas atuais de debade.

Nenhum comentário: