quarta-feira, 15 de junho de 2011

Literatura

“Motorneiro 48 - um passeio no tempo”
Escrita pelo professor Luciano Dutra Neto, a obra reúne seis contos do autor, voltados para o resgate de memórias de Juiz de Fora e da Zona da Mata.

O primeiro conto, “Motorneiro 48”, que dá nome ao livro, resgata parte da história dos bondes em Juiz de Fora, descrevendo locais, situações e pessoas que marcaram a década de 1950. 
Em o “E o trem levou”, o autor apresenta uma narrativa romanceada de uma viagem de trem ao Jubileu de Congonhas, passando por Juiz de Fora, em 1920. 
O terceiro conto é “A bandeira de café”, que remonta os dias laboriosos e as noites de romance nas velhas fazendas de café, culminando com uma tragédia.

Em “Sá Onça”, o contista retoma antigas histórias contadas pelas avós, com príncipes, princesas e bichos. 
“O Rio das Mortes” permite que o leitor viva as aventuras dos boiadeiros, tropeiros e aventureiros que marcaram o interior de Minas Gerais. 
No último conto, “Vésperas de domingo”, o autor mergulha na vida ascética e mística de um mosteiro plantado nas montanhas de Minas.

O autor
Luciano Dutra Neto é natural de Tabuleiro-MG, nascido em 13 de abril de 1944. 
Estudos
Em 1955, ingressou no Seminário da Congregação Redentorista, em Congonhas. Deixou a congregação em 1968, quando já cursava o terceiro ano de Teologia. Essa experiência está registrada em "Meia Vida", seu primeiro livro, publicado pela Informar Editora, em 1992. 
Formações
Formado em filosofia, direito e psicologia. É mestre e doutor em Ciência da Religião pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), professor universitário, foi editor de turismo no jornal Diário Mercantil.

Nenhum comentário: