sexta-feira, 1 de abril de 2011

Campeonato Paulista

Todos os clubes que brigam pelo acesso já disputaram a elite do Paulistão
Dos oito, o Comercial é quem está mais tempo longe da elite
A fase decisiva do Campeonato Paulista da Série A2 tem início neste final de semana, e a briga para as quatro vagas na elite estadual de 2012 promete ser emocionante e muito equilibrada. Afinal, todos os oito clubes que seguem na briga (Catanduvense, XV de Piracicaba, Atlético Sorocaba, Monte Azul, São José, Rio Preto, Comercial (Ribeirão Preto) e Guarani (Campinas)) já desfilaram no palco principal do futebol paulista.

Destes, o Comercial é quem está mais tempo longe da elite. O Bafo disputou o Paulistão pela última vez há 25 anos, na edição de 1986, quando foi rebaixado junto com o Paulista de Jundiaí. A queda do Comercial foi consumada sob muita polêmica. O clube estava sendo rebaixado, e dependia de uma simples vitória do América sobre o XV de Jaú, seu concorrente direto. Porém, os dois times passaram a maior parte do jogo apenas trocando passes, conforme relato da imprensa à época, e com isso, o Bafo acabou não se salvando.

Depois do Comercial, o Catanduvense é o time que está longe da elite há mais tempo. A última vez que o time de Catanduva esteve entre os principais clubes do Estado foi em 1993, quando terminou o Paulistão na última colocação. Ao longo de sua história o clube teve várias fusões e mudou de nome algumas vezes. O atual Grêmio Catanduvense de Futebol foi fundado em 2003, e na última vez que jogou o Paulistão o time da cidade era o Grêmio Esportivo Catanduvense.

XV de Piracicaba e São José também estão fora da elite desde a década de 1990. O time piracicabano disputou o Paulistão pela última vez em 1995, e depois perambulou até pela Série A3, retornando à Série A2 neste ano. Já o São José esteve na principal divisão em 1999, e desde então vem lutando para voltar à Primeira Divisão.

O Monte Azul é o mais recente na elite paulista e jogou o Paulistão no ano passado, depois de ser campeão da Série A2 em 2009. Mas a estada do Azulão na divisão principal durou somente um ano e o clube foi rebaixado já em seu primeiro ano. Nesta temporada, foi o último a se classificar e é o time de pior campanha entre os classificados.

Atlético Sorocaba, Rio Preto e Guarani, também estiveram na Primeira Divisão recentemente. A última vez do Galo na elite foi em 2005, o Rio Preto em 2008, enquanto o Bugre jogou o Paulistão em 2009
Fonte: http://www.futebolinterior.com.br/

Nenhum comentário: