terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Literatura

          "Os Contos e Os Vigários - Uma História da Trapaça no Brasil"
O livro "Os Contos e Os Vigários - Uma História da Trapaça no Brasil", de José Augusto Dias Júnior, é um apanhado sobre o estelionato. De maneira leve, o historiador reconstrói o contexto histórico de diversos golpes aplicados no país.

José Augusto, que leciona História Contemporânea nos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero, aborda grandes casos de vigaristas profissionais.

Logo na introdução, o autor explica as possíveis origens da locução “conto do vigário”. Corrente inicialmente em Portugal e depois no Brasil, a expressão correspondia a um golpe aplicado no início do século XX por falsos padres espanhóis, que apresentavam um suposto testamento documentando uma herança legítima e a tutela de uma jovem de 13 anos a uma certa pessoa. O papel vinha cheio de autenticações. Para liberar os bens, porém, era exigida uma soma em dinheiro do “herdeiro”, que pagava sem hesitar. Arapuca armada com sucesso, o “vigário” escapava com o bolso cheio de contos de réis.

A obra mostra que até mesmo o ex-prefeito Paulo Maluf já foi vítima de uma dessas armadilhas. A reportagem “Vigário passa o conto em Maluf”, publicada em 21 de novembro de 1984 pela revista VEJA, relata o caso de um falso bispo de São João do Meriti, no Rio de Janeiro, que fez uma foto sua ao lado de Maluf, declarando o apoio dos católicos ao então candidato à Presidência da República. Detalhe: o tal “bispo” nunca fez parte da Igreja.

"Os Contos E Os Vigários – Uma História da Trapaça No Brasil", de José Augusto Dias Júnior. Editora Leya, 326 páginas. Preço sugerido: R$ 44,90.

Nenhum comentário: