Bispo mineiro é nomeado cardeal pelo papa Bento XVI
Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, nasceu em Capela Nova e tem chance de votar e ser votado para papa
Um bispo mineiro foi nomeado cardeal pelo papa Bento XVI nesta quarta-feira. Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida(SP) é um dos 24 novos cardeais escolhidos pelo Vaticano.
Dom Raymundo tem 73 anos e nasceu em Capela Nova, na Região Central de Minas. Além de governar uma das principais arquidioceses do Brasil, o religioso é também presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Dos 24 novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos e são eleitores, em caso de uma votação para novo papa. A reunião para a criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Com mais essa leva, os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.
Com a nomeação de Dom Raymundo, o Brasil passa a ter nove cardeais, dos quais seis são eméritos. O novo cardeal está em Roma, participando de um Sínodo para os bispos do Oriente Médio.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota de congratulações ao arcebispo de Aparecida. “Dom Damasceno é exemplo de dedicação e de entrega total e irrestrita à missão evangelizadora que a Igreja desempenha em vista à construção do Reino de Deus”.
Trajetória
Dom Raymundo Damasceno entrou em 1955 para o Seminário Menor, em Mariana (MG) onde cursou o segundo grau e o curso de Filosofia. Em 1961 foi para Roma onde cursou filosofia e, em 1965 foi para a Alemanha, onde acompanhou o Curso Superior de Catequese. Dom Damasceno foi ordenado padre em Conselheiro Lafaiete, em 19 de março de 1968.
Após a ordenação, o religioso foi para a Arquidiocese de Brasília, onde ficou até 2003. Em 1986 foi nomeado bispo, desempenhando as funções de bispo-auxiliar e vigário geral em Brasília.
Foi secretário-geral do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) de 1991 a e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em dois períodos: 1995 a 1999 e 1999 a 2003.
Em 2004, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, onde fica o Santuário Nacional e principal destino de peregrinação dos católicos no Brasil.
Possui pós-graduação em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Também já foi professor da UnB.
Fonte: http://www.uai.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário