terça-feira, 8 de junho de 2010

Literatura

Caminhos do Rio a Juiz de Fora
Editora Marcos Carrilho

Obra de:
Francisco de Carvalho Dias de Andrade
Marcus Antonio Monteiro Nogueira
Maria Cristina Wolff de Carvalho
Paulo César Garcez Marins
Olivia Malfatti Buscariolli
Nego Miranda
Beatriz Blay

Caminhos do Rio a Juiz de Fora traz o resultado de quatro anos de pesquisa, levantamento de campo e reflexão sobre o processo de abertura e ocupação das rotas entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais, Juiz de Fora mais especificamente, e o patrimônio cultural e ambiental aí constituído.

O processo de abertura dos caminhos é abordado desde o século XVI até os dias de hoje nos seis ensaios de autoria de Paulo César Garcez Marins, Francisco de Carvalho Dias de Andrade, Marcus Antonio Monteiro Nogueira, Beatriz Blay e Maria Cristina Wolff de Carvalho, a coordenadora da publicação. São contemplados, entre outros, o Caminho do Inhomirim, a Estrada Normal da Estrela, a União e Indústria e a Nova Rio- Juiz de Fora. Procurou-se integrar áreas habitualmente tratadas em separado, como a Baixada Fluminense, a Região Serrana e a Zona da Mata.

A espacialização das informações está presente nos mapas produzidos para a publicação: quatro mapas anexos organizados por séculos trazem o processo de apropriação do território, situando os caminhos, as localidades e os bens culturais implantados na região em questão. Outros nove mapas, sob a forma de encartes, acompanham os ensaios. Três deles localizam a iconografia do século XIX realizada por artistas que acompanharam expedições ao país; outros dois identificam as imagens sacras e suas respectivas igrejas; um traz as fotos de Augusto Malta sobre a construção da estrada Rio-Petrópolis. Ainda há um mapa localizando fazendas da região do vale do Rio Preto e um último trazendo o itinerário de alguns famosos viajantes.

O livro é ilustrado com fotografias em preto e branco de Nego Miranda e com uma rica documentação iconográfica e cartográfica obtida em instituições nacionais e na África do Sul, Áustria, Itália e nos Estados Unidos. São mais de 400 imagens reunidas em 260 páginas.

Caminhos do Rio a Juiz de Fora tem uma edição em inglês, conta com recursos advindos da Lei Rouanet e teve como patrocinadores a Concer - Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora - Rio de Janeiro e o Circuito Cultural Bradesco Seguros e Previdência.

Nenhum comentário: