quinta-feira, 18 de junho de 2009

Copa do Mundo de 2010

Marco Antonio Campos*
Depois de 43 anos, a Coréia do Norte volta a uma Copa do Mundo. Ontem, com o empate em 0x0 com a Arábia Saudita, e beneficiada pela vitória dos seus vizinhos do sul por 1x0 contra o Irã, os norte-coreanos garantiram a última vaga direta da Ásia para África do Sul.
Será a segunda vez que a Coréia do Norte vai jogar uma Copa. Na estréia, fizeram bonito e foram a grande surpresa de 1966, na Inglaterra. Na fase de grupos, eliminaram a Itália pelo placar de 1x0 e se classificaram para as quartas-de-final juntamente com a URSS. O Chile completava o grupo. Foi a primeira seleção asiática da história a avançar de fase. Convém lembrar que na época apenas dezesseis equipes jogavam a Fase Final.
O adversário seguinte foi Portugal que vinha com moral por ter eliminado os brasileiros bicampeões mundiais. Ninguém imaginava que a Coréia do Norte tivesse força para encarar o selecionado de Eusébio & Cia. Em campo, a história foi muito diferente. Com 25 minutos do primeiro tempo vencia pelo placar de 3x0 e dava a impressão que iriam aprontar novamente. Então começou o show de Eusébio, o maior jogador do futebol português de todos os tempos. Sozinho, ele virou o jogo marcando quatro vezes seguidas. Augusto encerrou a vitória histórica de Portugal marcando o quinto gol aos 35 minutos do segundo tempo. Até hoje, esta é considerada a maior virada de todas as Copas.
Mesmo com este revés, a Coréia do Norte deixou boa impressão. De lá para cá, nunca mais repetiu tal façanha. Andou até abrindo mão de disputar Eliminatórias, como quando a Coréia do Sul sediou o Mundial em parceria com o Japão em 2002. Os desentendimentos políticos entre as duas Coréias fizeram com que a seleção do norte ficasse fora da disputa.
Agora Austrália, Japão, Coréia do Sul e Coréia do Norte já estão garantidas. Pela Europa, a Holanda também já carimbou passaporte. Entretanto, duas seleções da Ásia ainda têm esperanças. O regulamento das Eliminatórias prevê uma repescagem contra o vencedor da zona da Oceania. No caso, a Nova Zelândia. Assim, as duas seleções que terminaram a fase de classificação em terceiro lugar vão jogar entre si para definir o adversário dos neozelandeses. Bahrein e Arábia Saudita ganharam este direito. Dos três, apenas Bahrein nunca jogou uma Copa.
*Marco Antonio Campos é Locutor Esportivo

Nenhum comentário: