segunda-feira, 11 de maio de 2009

Estádio de Laranjeiras, 11/05/1919

Em 11 de maio de 1919, o Estádio de Álvaro Chaves, propriedade do Fluminense Football Club era inaugurado com a partida entre Brasil e Chile. Este foi o primeiro estádio construído no Brasil para grandes espetáculos, com capacidade para 18.000 espectadores. O Brasil venceu a partida por 6 a 0 e, ao final do Campeonato Sul Americano de Seleções, em decisão contra o Uruguai, a Seleção Brasileira conquistava seu primeiro título internacional relevante.
Em 1922, o Estádio de Laranjeiras teve a sua capacidade aumentada para 25.000 espectadores, para sediar dois eventos de grande porte comemorativos do Centenário da Independência do Brasil, os Jogos Olímpicos Latino-Americanos (precursor dos Jogos Pan-Americanos) e o Campeonato Sul Americano de Seleções Nacionais, daquele ano, também conquistado pela Seleção Brasileira, sendo este , o segundo título internacional relevante da seleção canarinho. Em duas das partidas, contra Chile e contra o Uruguai, o público foi calculado em 30.000 pessoas .Na final, o Brasil venceu o Paraguai por 3 a 0, conquistando o título continental.
A Seleção Brasileira jogou 18 jogos nesta sua primeira casa, ganhando 13 e empatando 5, entre 11 de Maio de 1919 e 6 de Setembro de 1931 e incluindo o primeiro jogo da história da Seleção Brasileira contra o Exeter City, antes da construção das novas arquibancadas. Assim como o jogador do Fluminense e capitão da Seleção, Preguinho, viria a fazer o primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo,o também jogador tricolor Oswaldo Gomes, veio a fazer neste estádio o primeiro gol das História da Seleção Brasileira, na vitória por 2 a 0 sobre o Exeter City F. C. da Inglaterra aos 28 minutos de jogo, em 21 de Julho de 1914, aniversário de 12 anos do Fluminense Football Club.
O Estádio é anexo ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro e antiga sede da República do Brasil. Apesar de toda a tradição de Laranjeiras, entretanto, foi no Maracanã que o Fluminense conquistou suas maiores glórias: a Copa Rio de 1952 (contra o Austria Viena, o Peñarol e o Corinthians), o Roberto Gomes Pedrosa de 1970 (contra o Atlético-MG), e o campeonato Brasileiro, em 1984, obtido em partida disputada contra o rival Vasco da Gama.
O Fluminense não joga mais partidas oficiais no Estádio das Laranjeiras, onde disputou 839 partidas, com 531 vitórias, 158 empates, 150 derrotas, 2.206 gols pró e 1049 gols contra, até o último jogo disputado, em 26 de fevereiro de 2003, empate de 3 a 3 contra o Americano Futebol Clube, pelo Campeonato Carioca. O Fluminense, quando tem o mando de campo, utiliza principalmente o Estádio do Maracanã.
Ao Estádio de Laranjeiras foi concedido o nome de Manuel Schwartz, vitorioso ex-presidente do Fluminense na década de 80, em 2004, e continua como sede oficial do clube e é o campo onde o time de futebol profissional do Fluminense realiza seus treinamentos. As demais categorias treinam em Xerém.
Fonte: Wikipédia
O Estádio das Laranjeiras No dia 21 de janeiro de 1919, para socorrer a Confederação Brasileira de Desportos que queria sediar o Campeonato Sul Americano de Futebol ( vencido pela primeira vez pelo Brasil ), o tricolor deu mais uma demonstração de força e prestígio. Em tempo recorde, ergueu o Estádio das Laranjeiras com capacidade para 15 mil pessoas.
No centenário da Independência, 1922, realizou-se novo Sul Americano e o Fluminense, mais uma vez não decepcionou. Ao ser acionado, construiu mais um lance de arquibancadas aumentando sua capacidade em 5 mil lugares.
Segundo depoimento dado em 1988 pelo Grande Benemérito e ex-Presidente tricolor Marcos Carneiro de Mendonça a construção do segundo lance de arquibancadas do Estádio foi feita a pedido do Presidente Epitássio Pessoa apesar da diretoria ser contra, tendo o Fluminense mais uma vez arcado com todos os custos.
Colaboração: Alexandre Magno Barreto Berwanger (ambberwanger@yahoo.com.br)

Nenhum comentário: