HISTÓRICO
No Estado do Rio, sobre o Rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, existe uma linda ponte de concreto armado constituída de seis tramos em viga Vierendeel de 29,5 m de vão, resultando o comprimento total de 177 metros.
Esta ponte foi construída no prazo incrível de cinco meses, em 1922, na administração do governo Raul Veiga. Daí a mudança de nome.
No local existia antes uma ponte de madeira construída no governo de Alfredo Baker, que em 1919 se achava em péssimas condições. O Engenheiro Augusto Guigon, funcionário do Estado, fora encarregado de estudaras pontes que deviam ser reparadas. A situação financeira do Estado do Rio era boa e por isso foi lembrada a possibilidade de substituirvelhas pontes de madeira por pontes mais duráveis de concreto armado.
O leito do rio é rochoso e, dada a pouca experiência na execução de pilares de concreto, optou-se pela construção de pilares de alvenaria. Guigon argumentou que o Estado ainda não estava aparelhado para uma mudança repentina de critérios e lembrava que havia sido completamentea bolido o sistema de empreitada.
Os vãos escolhidos entre eixos de pilares foram todos iguais a 29,5 metros, ficando assim afastada a alternativa de uso de vigas retas de almacheia, que seriam "muito pesadas".
Para não prejudicar a seção de vazão nas grandes enchentes, aestrutura deveria se desenvolver do estrado para cima. Guigon elaborou o anteprojeto tendo escolhido, levando em consideração o ladoeconômico, a viga Vierendeel de extradorso parabólico.
Nessa ocasião foi indicado pelo Professor Jorge Valdetaro de Lossio e Seiblitz, diretor de obras, o recém-formado Felippe dos Santos Reis para engenheiro do Estado. Pelas credenciais apresentadas, Santos Reis foi logo incumbido por Guigon do estudo da ponte. Em 1920 foi dado início às obras com a construção dos pilares pelo próprio Estado, soba direção de Tavares da Silva. O cálculo havia sido feito para dois veículos de 12 tf de acordo com o que exigia o regulamento de 1920. Asituação financeira do Estado já não era tão boa naquela data e, apedido do Professor Lossio, foi revisto o cálculo substituindo os veículosde 12 tf por outros de 6 tf.
O prazo que resultou para a construção da ponte na gestão daquele governo era apenas de oito meses, e foi então escolhida a importante firma Christiani & Nielsen como uma das poucas capazes de cumpri-lo. As expectativas foram confirmadas e essa firma, além de preparar os desenhos das modificações introduzidas, tornando mais simples alguns detalhes, conseguiu realizar a obra em cinco meses. Como fiscal do Estado foi indicado Tavares da Silva.
Finalmente conseguiu-se inaugurar a obra na gestão de Raul Veiga, em dezembro de 1922.
Resumo Informativo da Ponte Raul Veiga (Antiga ponte de Pádua)
Localização: Santo Antônio de Pádua (RJ)
Via: Vicinal de Santo Antônio de Pádua
Obstáculo: Rio Pomba
Inaugurada: 1922
Projeto: Engenheiro Tavares da Silva
Comprimento: 177 metros
Construção: Christiani e Nielsen
Fonte: Livro Pontes Brasileiras Viadutos e Passarelas Notáveis - deAugusto C. Vasconcelos
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