quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Humberto Zaghetto

         por Kilder Oliveira*


Comentarista esportivo e repórter policial, Humberto Zaghetto começou a trabalhar na tv industrial em 1979 ao lado de Geraldo Mendes (proprietário da tv industrial),  Dirceu Buzinari (1937/2006), Carlos Sampaio, José Pedro Martins, Célio Fani e professor Civis Gonçalves. Zaghetto lembra com saudades dos velhos tempos do programa camisa 10, que ia ao ar aos domingos depois dos jogos do campeonato carioca. Na época, esta equipe esportiva que deixou saudades comentava a rodada encerrada do campeonato do Rio de Janeiro, uma espécie de cartão verde da TV Cultura nos tempos de hoje.
Em 1981 após a TV Industrial ter sido vendida, Zaghetto brinca e diz que teve sorte em permanecer no grupo que foi para a rádio Capital onde permaneceu até janeiro de 1997. Na rádio Capital, Zaghetto fez história principalmente com o ouvinte, povão, que lhe dava grande audiência nas transmissões esportivas, quando liderava a equipe esportiva da rádio nos esportes amadores. Aos domingos a Rádio Capital sempre transmitia jogos de futebol em campos de várzea da cidade de Juiz de Fora e região.
Zaghetto adorava aquelas transmissões. De segunda a sexta-feira às 20:00, logo após a voz do Brasil, ele apresentava na mesma emissora o programa "Capital nos Esportes Amadores", horário em que recebia vários convidados. Era dele o programa policial mais famoso da cidade, de segunda à sexta às 16:00. Quando ecoava a vinheta de abertura as delegacias de polícia e o batalhão de Polícia Militar paravam para ouvir Humberto Zaghetto, eu mesmo fui testemunha ocular deste fato narrado. No batalhão da Polícia Militar, os policiais gostavam tanto do Zaghetto que diziam que ele teria que colocar uma farda, aliás por várias vezes Zaghetto foi homenageado na Polícia Militar.
Nas transmissões esportivas e/ou mesmo no programa policial, ele era criativo e quando narrava um delito cometido por um marginal, Zaghetto chamava o meliante de sacatrapa, mequetrefe e nas transmissões esportivas quando o centroavante perdia um gol feito, ele dizia que o atacante era butraguenho, palavra esquisita que não soava bem aos ouvidos, mas que o ouvinte adorava. Veja vocês que tinha até burruchaga, que na verdade era o nome de um atacante argentino campeão mundial em 1986 no México, e butraguenho era nome de atacante espanhol.
Humberto Zagheto teve como grande amigo no rádio esportivo, o comentarista Dirceu Buzinari. Pessoa simples, atualmente Zaghetto mora no bairro de Santa Terezinha, em Juiz de Fora.
Bons tempos!!!
*Kilder Oliveira é cronista esportivo

Nenhum comentário: