sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Taça Minas 2008

Wagner Augusto*
Para tentar obter sua 92ª vitória sobre o América na história do futebol mineiro, o centenário Leão do Bonfim treinou forte na manhã desta sexta-feira. Com o intuito de não estranhar as dimensões do gramado do Estádio Independência, local do clássico de domingo, às 10h30, o treinamento coletivo foi transferido para o campo do Sindicato dos Mineradores, localizado no Distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima.
O técnico Pirulito pôde contar com a participação do atacante Márcio Diogo, que foi poupado durante a semana por causa de cansaço muscular. Artilheiro do Villa Nova na Taça Minas Gerais com quatro gols, Márcio Diogo treinou normalmente e está confirmado. Em contrapartida, o atacante Adriano levou uma pancada no joelho esquerdo e teve de ser substituído no coletivo por Rael. Adriano passa a ser dúvida e será reavaliado amanhã durante o treino recreativo a ser realizado no Estádio Municipal Castor Cifuentes.
Outra interrogação quanto à definição do time titular diz respeito à formação da zaga alvirrubra. Reinaldo cumpriu suspensão e volta à equipe. Pirulito tem dúvida de ordem técnica entre Thiago Rodrigues e César para definir o outro zagueiro. Com isso, a possível formação do Villa Nova para tentar uma vitória e se manter vivo na competição é esta: Macaé; Édson, Thiago Rodrigues (César), Reinaldo e Luiz Cláudio;João Paulo, Luís Ricardo, Leandro Paraná e Marlon;Márcio Diogo e Adriano (Rael)
Outra baixa no elenco do time nova-limense é a do atacante Rafael Gomes. O jogador fraturou a clavícula direita na primeira rodada em Araxá e retornou ao time na última partida em Uberaba, no entanto, levou uma pancada no mesmo lugar que havia sido lesionado e voltou a sentir.
Leão x Coelho Segundo números levantados por Carlos Paiva, competente historiador do América e autor da enciclopédia do clube, a estatística dos confrontos entre Villa Nova e América é esta: TOTAL DE JOGOS: 268
VITÓRIAS DO VILLA NOVA: 91
VITÓRIAS DO AMÉRICA: 104
EMPATES: 73
GOLS MARCADOS PELO LEÃO: 373
GOLS MARCADOS PELO COELHO: 414
TOTAL DE GOLS NO CLÁSSICO: 787
A primeira partida foi disputada no dia 22 de novembro de 1916, em Nova Lima, com triunfo do Villa Nova por um placar elástico e desconhecido. O último confronto é recente: no dia 1º de outubro de 2008, o Villa Nova derrotou o América por 1x0, gol de Márcio Diogo, em partida válida pela Taça Minas Gerais.
Villa Nova adere à Campanha Nacional de acessibilidade Fora das quatro linhas, o Villa Nova representará os clubes do interior de Minas na assinatura do termo de adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade. O evento acontece nesta sexta-feira, às 14h, na sala de entrevista coletiva do Mineirão. O diretor Wellis Vaccari representará o Leão do Bonfim nesse importante acontecimento.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o objetivo da campanha é sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de atitude, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
*Wagner Augusto é Jornalista

Nenhum comentário: