sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Futebol Mineiro

Clássicos marcam adesão de clubes mineiros à campanha“Acessibilidade – Siga esta idéia”
Rômulo Ávila*
Na semana que antecede os maiores clássicos do futebol mineiro, Atlético, Cruzeiro, América e Villa Nova vão fazer uma tabela e marcar um gol de placa. Rivais dentro das quatro linhas, Galo, Raposa, Coelho e Leão se uniram em prol de uma causa nobre: a Campanha Nacional de Acessibilidade: “Acessibilidade – Siga esta idéia”. Os quatro clubes assinam, com os governos Estadual e Federal, termo de adesão à iniciativa nesta sexta-feira (17), às 14h, na sala de entrevista coletiva do Mineirão.
Atlético e Cruzeiro darão visibilidade à Campanha no próximo domingo (19), quando os jogadores entrarão em campo acompanhados por crianças com deficiência, exibindo material de divulgação. O mesmo irá ocorrer na partida entre América e Villa Nova, às 10h30, no Independência. A Campanha Nacional de Acessibilidade é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, juntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Além da Sedese e dos clubes, vão assinar o termo: a Associação de Garantia dos Atletas Profissionais (Agap), Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE), a Federação Mineira de Futebol (FMF), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped), a Secretario Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Conade, Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Belo Horizonte. A iniciativa tem o apoio da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e da Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude (Seej).
O objetivo da campanha é sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de atitude, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Social, Juliano Fisicaro, afirma que é fundamental o engajamento de todos na luta pela inclusão dos cidadãos. ”A Campanha da Acessibilidade é um forma simples e envolvente de mobilizar e sensibilizar a sociedade no sentido de eliminar as barreiras físicas e sociais que impedem a mobilidade e o acesso ao desfrute dos bens de nossa cultura”, afirma.
A adesão dos clubes de futebol objetiva a colaboração no desenvolvimento de programas de acesso das pessoas com deficiência física, sensorial (visual e auditiva), intelectual e múltipla aos seus ambientes, com plena utilização dos espaços físicos de uso coletivo e, também, dar visibilidade aos propósitos da Campanha da Acessibilidade, para auxiliar na formação de opinião do público em geral voltada para a dignidade da pessoa com deficiência.
Já aderiram à Campanha da Acessibilidade, por exemplo: Botafogo, Santos, Fluminense, Grêmio e ex-atletas como Zico, Jairzinho, Clodoaldo, Pepe, Zito. As medalhistas olímpicas do futebol feminino, a escola de samba Beija Flor de Nilópolis, o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público Federal, diversos governos estaduais, conselhos de direitos, associações e personalidades também aderiram à campanha.
*Rômulo Ávila é Jornalista da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

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