terça-feira, 30 de setembro de 2008

Milton Queiroz da Paixão (Tita)


A caixa preta do Vasco
Tita diz que falta ética a Renato, fala que o elenco é pobre de qualidade, acusa Eurico de escalar os árbitros na Ferj e condena Vasco por liberar Morais
Marluci Martins
 Rio - O telefone toca e, do outro lado da linha, Tita faz um desabafo ao ‘Ataque’. A razão da matinal indignação é a polêmica levantada por seu sucessor, Renato Gaúcho, a respeito dos gordinhos do Vasco. Esse é o pontapé inicial de uma entrevista de 46 minutos com quem freqüentou São Januário durante 40 dias, sofrendo com os erros da atual diretoria e a herança maldita deixada pela anterior. O ex-técnico do Vasco abre parte da caixa-preta de um clube em crise, em que, segundo ele, moram jogadores contundidos que jogam pelada por aí, dirigentes inexperientes e um treinador sem ética. Tudo isso sob o olhar e as vaias de um dos filhos de Eurico Miranda.
 RENATO GAÚCHO
“O caminho que o Renato escolheu é falar das pessoas que o antecederam. No período em que a Seleção enfrentou o Chile e a Bolívia, o Vasco foi o clube que mais trabalhou. Na estréia do Renato, ele enalteceu a luta. Ora, um time que luta não pode estar gordo. Se eu jogar bola e, em seguida, jantar no Porcão, vou acordar com 1,5 quilo acima do peso. O que se deve levar em conta é o percentual de gordura. E, no Vasco, todos estão dentro do padrão. Essas coisas que o Renato fala não irritam somente os que saíram. Aborrece também as pessoas de outros clubes. O Renato se comporta como uma pessoa que não tem ética. Ele tem essa forma de trabalhar. Chega no clube dizendo que estava tudo errado e, se tirar o Vasco do rebaixamento, vai dizer: ‘Fui eu que fiz isso’. É como uma mulher ir pela primeira vez numa manicure e ouvir a pergunta: ‘Onde você fez essa unha? Está mal-feita. Agora, sim, ficou boa’. A estratégia é criticar o trabalho anterior para depois dizer que o dele foi bom”.
 TIME FRACO
“Foi por isso que saí. Está difícil... O elenco é muito pobre de qualidade. O Jorge Luiz falhou em três gols decisivos e continua sendo titular. Como é que um jogador que bota a mão na bola como ele fez (contra o Ipatinga) pode ser titular? Isso acontece por falta de jogadores. No jogo contra o Náutico, ele comprometeu meu trabalho. Foi expulso e 82 por cento das equipes que jogam com um homem a menos perdem a partida”.
 PEDIDO DE DEMISSÃO
“A melhor qualidade do treinador é ter o feeling. É ele sentir qual é a situação do momento. Se a gente conseguisse passar pelo Palmeiras, no Parque Antártica, no segundo jogo pela Copa Sul-Americana, o jogador se encheria de confiança. A gente tinha três chances: vencendo, empatando ou perdendo de 1 a 0. Do jeito que foi a derrota, qualquer treinador ficaria de mãos atadas. Apenas deixei a situação livre para o Roberto fazer o que quisesse. Fico triste porque era uma oportunidade de ouro para mim. Mas aquele pacote que está ali não é meu. Aquele pacote é do Eurico. Eu não podia me queimar”.
 EURICO MIRANDA
“O ex-presidente Eurico Miranda comandava a Federação do Rio. Onde já se viu um clube ter 15 pênaltis a seu favor numa competição (Campeonato Estadual)? Bastava o Wagner Diniz cair na área e o árbitro marcava pênalti. Quem formou esse time que está aí foi o Eurico, porque se garantia na Federação. Ele escolhia os árbitros”.
 EDMUNDO
“O Renato chegou com o preparador físico Alexandre Mendes e já expôs o cara, ao dizer que está acima do peso. Não tive uma vírgula para falar do Edmundo. Eu até lhe dizia que o Vasco não poderia ser rebaixado porque ele, com uma carreira brilhante, não poderia ser o comandante que levaria o time para a Segunda Divisão”.
 TROCA DE DIRETORIA
Isso atrapalhou. No jogo contra o Cruzeiro, por exemplo, o placar estava 0 a 0 e um cara começou a me xingar. Pedi que o preparador físico fosse olhar quem era o cara. Sabe quem era? Era o filho do Eurico, com um segurança”.
 ERROS DA DIRETORIA
“A decisão da saída do Morais foi um tremendo erro. Fiquei uma semana pedindo que ele ficasse. O melhor jogador do time, um jogador que passou pela seleção brasileira, vai jogar no Corinthians, na Segunda Divisão, mas o Vasco, que libera ele, não tem nenhum jogador do mesmo nível no elenco!!! Acontece que isso fugiu da minha alçada. Não podiam ter deixado ele sair. Fui contra também a saída do Jean. Vieram me dizer que ele estava com problemas familiares e que a mulher queria tacar fogo no carro dele. Isso era problema dele!!! Ele estava sob contrato!!!!!”
 PREOCUPAÇÃO
“Estou muito preocupado com a situação do Roberto Dinamite. Convivi com ele durante 40 dias, nessa minha passagem pelo Vasco. Está cercado de gente bem sucedida em suas vidas. O Olavo Monteiro, o Jorge Salgado, O Osório (José Carlos)... Mas, no futebol, o Roberto está sozinho. Tanto que assumiu agora o comando do futebol. Não sei se as alianças que o Roberto fez vão ajudá-lo. Da última vez em que estive com ele, falei: ‘Você é um ícone no Vasco e tem uma história. Mas vão queimar sua história. O Olavo, o Osório e o Salgado vão continuar com seus negócios. E você vai sair queimado’”.
 NECA
“Nem precisa lembrar o nome dele... Acharam que ele, como vice de futebol, ia botar dinheiro no clube. Só que ele não colocou um tostão e só fez besteira”.
DEMISSÕES
“Quando a nova diretoria assumiu, não era necessário demitir tanta gente. Não deviam ter tirado o supervisor Paulo Angioni. Com ele, eu teria proteção. O treinador teria um escudo. Ele orienta o treinador, troca informações e poderia dar informações no processo de sucessão”.
 CUCA
“A primeiro declaração do Renato Gaúcho quando chegou no Vasco foi a seguinte: ‘Me boicotaram quando fui técnico do Fluminense’. Ele já saiu de lá, mas está preocupado... Não tenho essa experiência toda, mas até para sair de um clube é preciso ter uma estratégia. O Cuca, depois de um bom trabalho no Botafogo, está jogando tudo por água abaixo. Botou o Santos na zona de rebaixamento, mas achou que ia tirar o Fluminense. Só que o Fluminense continua na zona de rebaixamento”.
 ERRO DE RENATO
“Faltam 12 rodadas. Mas como é que num jogo em que o time precisa ganhar o treinador bota jogadores que não jogam há mais de três meses? Tinha que ir botando aos poucos. Será que o Renato achou que o Baiano, o Fernando e o Valmir iam jogar um partidão? O Valmir está no Vasco há três meses, participou de duas partidas, mas não mais do que 30 minutos. Se ele pudesse ajudar, eu teria colocado-o no time. O Vasco perdeu de três do Ipatinga. Era para ter tomado de seis”.
CHINELINHO
“O Wagner Diniz levou um pontapé no jogo contra o Cruzeiro. E já está há um mês no departamento médico. Agora, sai por aí nos noticiários que ele está negociando com o São Paulo. Cadê o profissionalismo? E o Leandro Bomfim? Está há seis meses no departamento médico. Um amigo meu foi jogar uma pelada do Romário e ficou impressionado. ‘Quem é esse cara que joga tanto?’ Era o Leandro Bomfim. Ele não pode jogar pelo Vasco, mas pode participar das peladas do Caça & Pesca, às quartas-feiras. Cadê o supervisor? Cadê o departamento médico?” PIOR TIME “Bem, o Vasco é o time que mais perdeu no Campeonato Brasileiro. O time é jovem e não agüenta pressão”. Fonte: www.odia.com.br

CONSIDERAÇÕES:
Tita teve a sua oportunidade de dirigir um clube de expressão. Não logrou êxito. A contratação dele foi um gesto de cortesia do Roberto Dinamite. Pelo que se percebe de sua personalidade, vai continuar por aí, dirigindo, Macaé, Boavista, Tupi, etc. Ele não deixa vínculo. Exemplo maior, é cria do Flamengo e o torcedor rubro-negro não o identifica como produto da Gávea. Nunes, que nem revelado pelo Flamengo foi, rodou por vários clubes, tem identidade maior com o torcedor do Flamengo. Tita não conseguiu. Teve o episódio em que ele queria queria a camisa 10 do Zico. Aquilo foi crucial. Passou aqui pelo Tupi, como técnico, e não deixou saudades. O time dele, aqui, "morria" no segundo tempo. Ele não é adepto do treinamento coletivo, que tem horário para iniciar, mais não tem para terminar. Gosta do jogo-treino. Usa a equipe principal uns 50 minutos. Depois troca todo mundo. No jogo prá valer, o time não aguenta, tá acostumado com 50 minutos. Teve aqui ainda, a questão do "sumiço da santa". Uma imagem que ficava no Estádio do Tupi e que desapareceu. Há quem afirme que ele teve participação. Não se provou nada nesse sentido. Quando foi demitido aqui no Tupi, saiu atirando também. Aqui o alvo dele foi o então diretor de futebol do clube, o Alemão, ex-jogador do Botafogo e que jogou com ele na seleção. Não quero dizer com isso, que ele não tenha razão em seus argumentos. O momento delicado que o Vasco vive é que me parece impróprio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu só sei que é muito azar do Dinamite. Um cara querido por todos,e agora pegando esse "rabo-de-foguete".E esse Jorge Luis dizendo pro Tita que ele tem é que dirigir time pequeno.Taí, acertou.....O Tita dirigiu o Vasco(rs)
Ozanan/JF

Unknown disse...

Apesar de termos um elenco muito fraco e um treinador ruim acredito na recuperação do vasco apesar de toda essa crise

Fernando disse...

Treinadore médio, time pequeno...