sábado, 12 de julho de 2008

Confrontos - Fluminense e Vitória

Fluminense e Vitória já se enfrentaram 36 vezes em toda a história. Foram 17 triunfos do tricolor carioca contra apenas 8 do rubro-negro baiano, outras 11 partidas terminaram empatadas. O Vitória marcou 30 gols e sofreu 53. Nenhum rubro-negro marcou mais de 2 gols.
Pelo campeonato Brasileiro foram 23 jogos: 10 vencidos pelo Fluminense, 6 pelo Vitória, 7 empatados. Foram 9 partidas na Fonte Nova, 7 no Maracanã, 4 no Barradão, 1 nas Laranjeiras e 2 em Cariacica-ES, sendo uma no Engenheiro Araripe (Estádio da Desportiva) e outra no Kleber Andrade (Estádio do Rio Branco). Nos 4 jogos realizados no Estádio Manoel Barradas, houve 2 vitória para cada lado. Das 7 partidas realizadas no Maracanã, o Vitória saiu vencedor em 2: a primeira foi em 1976, 1x0, com gol do argentino Fischer, o El Lobo. O segundo triunfo foi em 1981, por 2x1, gols de Zé Augusto e Ronaldinho, para o Vitória e Cláudio Adão para o Fluminense.
Primeiro jogo
O primeiro confronto aconteceu em 1923, quando o Fluminense esteve pela primeira vez no Nordeste. Após vencer o Bahiano de Tênis por 3x1 na estréia, o Pó-de-arroz enfrentou o Vitória em sua segunda apresentação. O jogo na Graça foi numa tarde de quinta-feira, 05 de abril, e terminou empatado em 1x1. Coelho marcou para o Flu, e Popó, de pênalti, empatou para os Leões da Barra. Apolinário Santana, o Popó, foi o maior jogador do futebol baiano nas décadas de 20 e 30. Conhecido como o "Craque do Povo", devido a sua grande popularidade, Popó pertencia ao Ypiranga e foi emprestado ao Vitória apenas para enfrentar o Fluminense. Em 1934, Popó voltaria a vestir a camisa rubro-negra para ajudar o clube a vencer a Seleção Paulista.Esta partida contra o Fluminense foi a segunda interestadual do Vitória. A primeira foi contra um clube também da Guanabara, o América, em 1921, quando o rubro-negro perdeu por 2x1.Inauguração dos refletores do Mário Pessoa-IlhéusEm 15 de novembro de 1961, Vitória e Fluminense fizeram a festa de inauguração dos refletores do Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. O Time do Rio venceu por 1x0 com gol de um certo Telê, que mais tarde se tornaria o grande mestre Telê Santana.
O Vitória atuou com Zé Carlos, Leone (Hélio) e Medrado; Nelinho, Roberto e Kleber; Valdir, Carlinhos (Nilsinho), Léo (Artur Lima), Alfredo e Jairo, o treinador era Sotero Monteiro.
O Fluminense formou com Castilho, Marinho, Pinheiro e Altair; Edmilson e Clóvis; Telê, Paulinho, Humberto Tozzi (Jair Francisco), Toni e Hilton (Calasans); Zezé Moreira era o treinador.
Ba-Vi x Fla-Flu
Em dezembro de 1971, foi realizado na Fonte Nova o Torneio José Macedo Aguiar, com a presença de Bahia, Vitória, Flamengo e Fluminense. Na primeira rodada os dois jogos terminaram em 0x0: Vitória x Fluminense e Bahia x Flamengo. Na segunda e última rodada o Fluminense venceu o Bahia por 1x0 e o Vitória empatou com o Flamengo em 1x1. Vitória, River Plate, Grêmio e Fluminense
Em janeiro de 1972, foi realizado na Fonte Nova o Torneio Internacional Cidade de Salvador, com a participação de Vitória, River Plate, Grêmio e Fluminense. Todos os clubes se enfrentaram. O Vitória estreou perdendo para o River Plate da Argentina por 2x1, depois empatou com o Grêmio em 0x0, e venceu o Fluminense por 1x0, na última rodada, gol de Juarez. O Grêmio foi o campeão do Torneio, Vitória e River ficaram empatados em 2º e o Flu foi o lanterna.BA-Vi x Fla-FluEm dezembro de 1971, foi realizado na Fonte Nova o Torneio José Macedo Aguiar, com a presença de Bahia, Vitória, Flamengo e Fluminense. Na primeira rodada os dois jogos terminaram em 0x0: Vitória x Fluminense e Bahia x Flamengo. Na segunda e última rodada o Fluminense venceu o Bahia por 1x0 e o Vitória empatou com o Flamengo em 1x1.
Maiores goleadas
No segundo confronto, em 1945, o Fluminense goleou o Vitória por 6x2 na Graça. No ano seguinte, ainda na Graça, os cariocas aplicaram outra goleada: 5x0. São essas as maiores goleadas destes confrontos.
Maior público foi em amistoso
O jogo que mais levou torcedor para ver um Vitória e Fluminense foi num amistoso realizado na Fonte Nova em 19 de fevereiro de 1975, quando 33.948 pagantes viram o Fluminense vencer por 2x0.
*Ubiratan Brito é pesquisador e estatístico

Nenhum comentário: