quarta-feira, 18 de junho de 2008

Eliminatórias para a Copa de 2010

Brasil:
A seleção brasileira terá um desafio dos mais importantes nesta quarta-feira, quando enfrenta a Argentina pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. A partida será realizada no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 21h50 (horário de Brasília), e é de fundamental importância na trajetória do futebol pentacampeão mundial até a África do Sul. A equipe comandada pelo técnico Dunga passa por um péssimo momento. Em seus três últimos compromissos, o time venceu apenas o Canadá em amistoso, e em um sufocante 3 a 2. Depois disso, sofreu uma inédita derrota para a Venezuela para 2 a 0 em novo amistoso e ainda foi batido pelo Paraguai pelo mesmo placar, mas pela competição qualificatória continental. A derrota frente aos paraguaios isolou a equipe guarani na liderança da tabela sul-americana – agora com 13 pontos, contra oito do Brasil. Além disso, o resultado do final de semana deixou Dunga ainda mais pressionado no comando do Brasil, já que a insatisfação da torcida com o futebol apresentado neste ano é cada vez mais crescente.
Argentina:
A Argentina, por sua vez, tem dez pontos e é vice-líder das Eliminatórias Sul-americanas – o Brasil caiu uma posição e é o quarto, um ponto à frente de Venezuela e Chile. Os alvicelestes, porém, precisam da vitória para tentar brigar pela primeira colocação da tabela e para esquecer do péssimo resultado do último jogo, já que empataram com o Equador no domingo por 1 a 1, jogando no Monumental de Nuñez e marcando o gol no fim da partida. Por isso, os hermanos vêem a partida contra o Brasil igualmente com atenção. Nos últimos anos, mesmo em condições adversas, os brasileiros têm levado vantagem nos clássicos, como no amistoso de 2006 em Londres ou na final da Copa América de 2007. Nas duas ocasiões, os brasileiros venceram por 3 a 0. O técnico Alfio Basile tem comandado treinos secretos para este jogo, mas não consegue esconder que terá algumas dúvidas na escalação do time. As principais ficam no meio-campo, onde Mascherano e Verón sentem dores e podem ceder vagas. O ex-corintiano deve ser mantido entre os titulares, mas uma contratura muscular deve tirar do time o veterano jogador do Estudiantes, possivelmente substituído por Fernando Gago. Na defesa, Demichelis cumpre suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos, e tem seu lugar disputado por Fabricio Coloccini e Gonzalo Rodríguez. A surpresa Jonathan Botinelli, convocado do San Lorenzo para a partida no Brasil, permanece no banco. De resto, o time deve ser o mesmo que sofreu para não perder em casa do Equador no final de semana.
FICHA TÉCNICA: Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 18 de junho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Óscar Ruiz, Auxiliares: Wilson Berrío e Rafael Riva (todos da Colômbia) BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Ânderson e Diego; Robinho e Luís Fabiano (Adriano)Técnico: Dunga ARGENTINA: Abbondanzieri; Burdisso, Coloccini (Gonzalo Rodríguez) e Heinze; Zanetti, Mascherano, Gago, Maxi Rodríguez e Riquelme; Messi e Agüero Técnico: Alfio Basile
Obs: Oscar Ruiz é o mesmo árbitro que apitou Brasil e Argentina, em Belo Horizonte, nas eliminatórias para a Copa da Alemanha. Na ocasião, a seleção dirigida por Carlos Alberto Parreira venceu por 3 a 1, com três gols de Ronaldo, todos de penalti. Sorín marcou o gol dos Argentinos.

Nenhum comentário: