segunda-feira, 7 de junho de 2021

Gente de Expressão

Leandro Dias (Leandro Dias da Silva) nasceu em Juiz de Fora em 07 de junho de 1983.


Família
Filho de Antonio João da Silva e Miriam Aparecida da Silva, casado com a terapeuta e aromaterapeuta Alessandra Lanzoni de Castro Dias e pai do Davi João Dias Lanzoni Silva (nascido em Juiz de Fora em 05 de junho de 2018).

Formação técnica
Metalurgia no antigo CTU (Colégio Técnico Universitário) no ano de 2002, tendo feito estágio e trabalhado nesta área entre 2003 e 2005 na empresa Arcelor Mittal, unidade Juiz de Fora.  

Formação universitária  
Formado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo), na Universidade Salgado de Oliveira (Universo) no ano de 2011. 

Pós-graduação
Pós-graduado em Comunicação Empresarial na Faculdade de Comunicação, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com formação no ano de 2013. 

Tese
Napós graduação apresentou o projeto de pesquisa “Como a assessoria de comunicação pode proporcionar visibilidade aos esportes não-profissionais e amadores na mídia de Juiz de Fora”, obtendo nota máxima na defesa.  

Carreira
Servidor público concursado do Estado de Minas Gerais.  Escreveu para a Revista Esportiva entre 2006 e 2009, com publicação de matérias do esporte de Minas Gerais no periódico de circulação nacional.Participou da cobertura do “Boccia World Championships” (Mundial de Bocha Paralímpica), realizado no ano de 2006, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Ainda sobre o evento, gravou documentário sobre o esporte para pessoas com necessidades especiais de locomoção motora e cerebral.Trabalhou na TV Integração (Afiliada TV Globo em Juiz de Fora). Gerenciador de notícias no Portal Gerensite na região da Zona da Mata e Campos das Vertentes. Fez parte da equipe esportiva da Rádio Clube Trans FM nos anos de 2019 e 2020. Em julho de 2019, participou ao vivo de uma edição do programa Bola em Jogo, nos estúdios da Super Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.Desde 2020 ocupa a função de repórter e comentarista esportivo na Web Rádio Bola na Rede de Juiz de Fora (www.radiobolanaredejf.com.br). Faz parte do quadro de jornalistas da RCW TV, onde é editor e apresentador do programa semanal "Papo de Trivela".
Desde janeiro de 2021 é colaborador na Revista Casa D’Italia (revista online sobre história, arte, cultura, turismo e assuntos afins, com temas relacionados à influência da Itália na cultura brasileira e à imigração italiana). 

Assessoria
Atua como assessor de comunicação na Associação Esportiva e Cultural Brasil-Itália. No esporte:Iniciou na bocha em 2001 no Tupynambás F.C., onde conquistou o título mineiro de equipes em 2003. Ainda pelo clube, disputou o Campeonato Brasileiro de Clubes 2003 (Juiz de Fora – MG), Campeonato Brasileiro de Clubes 2004 (São Ludgero – SC), a Taça Brasil de Clubes 2005 (Garibaldi-RS) e o campeonato Sul-Americano de Clubes 2006 (Garibaldi-RS). Juntamente com os demais atletas da equipe, foi agraciado com o Prêmio Panathlon Mérito Esportivo 2006. Defendeu o time de bocha do Tupynambás até 2009, ano em que a diretoria do clube encerrou as atividades deste esporte na ocasião. Desde então, esteve ausente deste esporte como atleta até início de 2017, quando passou a integrar a equipe da Casa D’Italia, onde conquistou o Campeonato Mineiro de Duplas Mistas 2019. Fez parte do grupo que resgatou este esporte na instituição que estava ausente em competições oficiais há mais de vinte anos.  Como dirigente, foi chefe da Delegação Mineira no Campeonato Brasileiro Juvenil de Seleções Estaduais nos anos de 2005/2006, em São Paulo-SP e 2008 e Passo Fundo-RS. Entre 2005 e 2008, exerceu a função de Primeiro Secretário da Liga Bochófila de Juiz de Fora (LBJF).Acompanhou a final da bocha nos Jogos Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro. Seu nome foi registrado na seção "Agradecimentos" no livro ‘Bocha, Lazer e Alto Rendimento’, obra do autor Davi Lima de Oliveira, lançado no ano de 2017 na cidade de Porto Alegre-RS. A menção é um reconhecimento ao jornalista pela sua contribuição relevante devido seu trabalho de divulgação para a Revista Bocha.Atualmente, é atleta da equipe de bocha da Casa D’Italia. Desde 2017, exerce o cargo de vice-presidente e assessor de comunicação da Associação Esportiva e Cultural Brasil-Itália.Em 2019, passou a integrar o quadro de membros do Conselho Municipal de Desportos (CMD) de Juiz de Fora. Neste órgão local, ocupa a função de conselheiro titular da modalidade bocha.  


Nenhum comentário: