sábado, 5 de junho de 2021

Zuzu Angel, uma ativista que a ditadura interrompeu sua busca por justiça

Zuzu Angel (Zuleika de Souza Netto/ Zuleika Angel Jones) nasceu em Curvelo, na região central de Minas, em 05 de junho de 1921.

Família
Filha de Pedro Netto e Francisca Gomes Netto, foi casada com o canadense naturalizado norte-americano Norman Angel Jones, mãe de três filhos: Stuart Edgart Angel Jones (nascido em Salvador-BA, em 11 de janeiro de 1946 e morto no Rio de Janeiro, aos 25 anos, em 14 de junho de 1971),  Ana Cristina Angel e Hildegard Beatriz Angel Bogossian (jornalista, nascida no Rio de Janeiro em 24 de setembro de 1949).

Ditadura militar
Personagem notória do Brasil da época da ditadura, conhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho inovador como estilista de moda mas também por sua procura pelo filho, militante, assassinado pelos ditadores e transformado em desaparecido político, em que enfrentou os opressores da época e levou sua busca a se tornar conhecida no exterior. Em 2014, a Comissão Nacional da Verdade recebeu de Cláudio Antônio Guerra, ex-agente da repressão que operou como delegado do Departamento de Ordem Política e Social do Espírito Santo , a confirmação da participação dos agentes da repressão na morte de Angel.

Zuzu Angel morreu aos 54 anos, em 14 de abril de 1976, num "acidente"* na Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, no Rio de Janeiro.

*A morte de Stuart ocorreu na base aérea do Galeão, no Rio, e o corpo teria sido jogado no mar.  
*No "acidente" o Karmann Ghia azul que Zuzu dirigia derrapou na saída do túnel Dois Irmãos (depois batizado com o seu nome), bateu na mureta de proteção e caiu numa ribanceira.

Nenhum comentário: