terça-feira, 7 de abril de 2020

07 de abril

Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.

Líbero Badaró era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder.
A morte de Badaró alimentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I. A revolta de populares e políticos que eram contra a repressão do monarca tornaram sua permanência no poder cada vez mais perigosa, uma vez que atos violentos estavam acontecendo frequentemente. Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de D. Pedro em 07 de abril de 1831. 

Padroeiro
O padroeiro dos jornalistas e dos escritores é São Francisco de Sales, cuja data é comemorada em 24 de janeiro.

Francisco de Sales
O Papa Pio XI foi quem declarou São Francisco de Sales, o santo deste dia, padroeiro dos jornalistas e escritores católicos, já que nunca abandonou a arte da escrita. Nascido na Savóia em 1567 tornou com o socorro de Deus um exemplo de mansidão. Formado em Direito, e com tudo para ser um ótimo advogado, Francisco contrariou os pais e acertou na vocação, ao entrar no Sacerdócio que advoga espiritualmente pelo povo de Deus. Depois de ordenado sacerdote foi, depois de um tempo, sagrado Bispo com a missão de lidar com os Católicos que foram para os Calvinistas.Usou Francisco de folhetos e todos os meios possíveis para naquela época conscientizar sobre a doutrina, isto através de encontros, diálogos, palestras e muito testemunho. Indo para a Genebra, na Suíça, acabou nas mãos dos Calvinistas, porém conseguiu ser pastor, sábio, prudente , e escritos de caráter pastoral e acético.Por fim encontramos o Tratado amor de Deus e a conhecida Filotéia, ainda hoje, influencia pessoas e situações. Outro grande mérito foi ter orientado para a vida espiritual a alma da Santa Joana e São Vicente de Paulo. Francisco de Sales morreu em 1622.

Nenhum comentário: