quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Um nome que fez história na comunicação

Waldir Vieira (Waldir Gomes Vieira) nasceu em São Fidélis, no Norte Fluminense, em 31 de maio de 1944. Filho de Antonio Vieira e Ana Lina Gomes Vieira, foi casado com Maria Ângela, com quem teve dois filhos: Luciano e Lina.

Carreira
Iniciou carreira na sua terra natal, na rádio Coroados, de São Fidélis.

Rio de Janeiro
Em 1968, deixa São Fidélis e vai para o Rio de Janeiro. Em 1970 chega a rádio Globo e torna-se assistente de Haroldo de Andrade ( ), até conseguir um horário para o seu programa, o qual foi apresentado até 13 de novembro de 1985. Seu programa era diário e tinha também nas manhãs de domingo, no qual conversava com ouvintes, pelo telefone, e desafiava-os com uma charada. Os quadros fixos eram As Canções do Rei Roberto Carlos e a Carta da Vovó.

Waldir Vieira morreu no Rio de aneiro, aos 41 anos, em .13 de novembro de 1985).

Morte
No dia 13 de novembro de 1985, Waldir, cumpriu normalmente seu dia de trabalho na rádio Globo e após, foi para a agência, a Waldir Vieira Publicidade, que tinha na mesma rua, no bairro da Glória, onde ficava a rádio, de onde saiu por volta de 19 horas.

Waldir deu entrada no Hotel Ebony com uma jovem com quem já se apresentara ali outras vezes, a bancária Sueli Costa Pessanha, sua prima de 22 anos, moradora de Niterói e funcionária de uma agência do Bradesco em Nilópolis. Pegaram as chaves no quarto C-03 do 12.° andar do único e moderno “motel vertical” de alta rotatividade do centro do Rio de Janeiro. A partir daí, ninguém mais viu o casal. 

Com os apelos da emissora onde trabalhava, há 15 anos, o carro do radialista foi encontrado na rua Conde Lage, nos fundos do Hotel Ebony. 
Os corpos foram encontrados pelo jornalista Maurício Menezes, amigo e colega de trabalho de Waldir, segundo informava a edição do Jornal do Brasil à época.

Na 09ª Delegacia, onde ocorreu o inquérito, a versão aceita foi a de homicídio seguido de suicídio, Sueli teria matado Waldir e se matado. Outra versão é a de que os dois morreram asfixiados, causados por vazamento de gás.
Os peritos informaram que os corpos não apresentavam sinais de violência. 

Parecer do médico neurologista Carlos Bacellar. 
"Pelos hábitos do Waldir, a quem eu conhecia muito, não acredito que ele tenha feito pacto de morte. O corpo estava contraído, parecendo que ele tinha sido surpreendido por alguma coisa. A da mulher apresentava todas as características de que estava aguardando a morte"

Em 2011, o Hotel Ebony, passou a se chamar Hotel Diamond.

Nenhum comentário: