domingo, 23 de dezembro de 2018

Literatura

"Pedro Nava no divã"
Fruto do talento literário da autora, a psicopedagoga Rosângela Xavier Rossi, somado à sua experiência como psicoterapeuta, a obra mistura ficção e fatos concretos da vida de Nava que, no livro, é levado ao consultório para uma conversa com a autora. Construído sob a forma de diálogo, o livro reconta a biografia do escritor assinalando, da infância à maturidade, os traços de personalidade que o conduziram ao fim trágico: o suicídio.  

A trajetória pessoal e profissional de Pedro Nava, escritor e médico juiz-forano, ganha uma nova perspectiva. E para compor as falas de Nava, Rosângela usou como fonte justamente as obras do autor juizforano, marcadamente memorialísticas e autobiográficas. Livros como “Baú de Ossos” (1972), “Balão Cativo” (1973), “Chão de Ferro” (1976) e “Beira Mar” (1978) serviram de base.  

Além disso, a ferramenta de análise usada para traçar o perfil do escritor foi a psicanálise junguiana. Esse tipo de abordagem trata as questões profundas da psique em interseção com a Filosofia Clínica. De acordo com a autora, é possível perceber que a alma de Nava era a de um homem angustiado, sensível, observador dos fenômenos da vida e da natureza humana. 

Nenhum comentário: