sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Notável personalidade do samba

Zezé do Pandeiro (José Almada Moreira), nasceu em Juiz de Fora em 08 de janeiro de 1944. 

Família 
Filho do José Eletricista da dona Dulce, casado com Neide Almada e pai de sete filhos. 

Origem
Militar da reserva do Exército, sambista (cantor/compositor/pandeirista), nascido no bairro Costa Carvalho e criado no São Benedito, sede da escola de Samba Castelo de Ouro, fundada por Euclides Manoel (1914/2011) e Orlando dos Reis. 

Compositor
Autor de vários sambas-enredo gravados, entre eles "Festas folclóricas" (com Biné), "Zumbi Rei Negro dos Palmares" (com Roberto Medeiros e Flavinho da Juventude), "Festa no mar para Netuno"(com Walter de Paula). Festas folclóricas (c/ Bené), Trabalhadores do Brasil à época de Getúlio Vargas (c/ Edinel, Ailton, Edinho Leal e Amilton).
No ano de 1977 a Escola de Samba Unidos dos Passos foi campeã com o samba-enredo "Exaltação ao Rio São Francisco", de sua autoria em parceria com Walter de Paula, Hegel Pontes e João Leonel. 
Neste mesmo ano, Elza Soares, no LP "Pilão + raça = Elza", pela CBS, gravou o samba "Exaltação ao Rio São Francisco". 
Outro samba-enredo de sua autoria que obteve sucesso na avenida foi "Trabalhadores do Brasil à época de Getúlio Vargas", em parceria com Edinel, Ailton, Edinho Leal e Amilton, com o qual o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Portela desfilou no ano 2000, classificando-se em 10º lugar no Grupo Especial.

Nenhum comentário: