domingo, 23 de abril de 2017

Mogi Mirim

Estádio Vail Chaves
Em dezembro de 2016, a nova diretoria do Sapão da Mogiana, o Mogi Mirim, já havia anunciado a mudança do nome “Romildo Vitor Gomes Ferreira” para “Vail Chaves”. A volta do primeiro nome dado ao estádio, que já teve outras duas denominações, “Wilson Fernandes de Barros” e “Papa João Paulo II”. foi uma reivindicação da torcida mogimiriana. 
O primeiro gramado do então Sport Club Mogy Mirim foi na Rua José Bonifácio, no Centro, onde atualmente está a Praça Francisco Alves – Praça do Jardim Velho. Na década de 1930, o campo mudou de endereço: foi para o terreno onde atualmente funciona a Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim.

Em 1937, surgiu o impasse com o proprietário do terreno onde se localizava o estádio. O local seria usado para a construção do hospital. Somente então começou o processo de mudança para a Rua Professor Ferreira Lima, onde o estádio é abrigado atualmente.
Na época, foram feitos contatos com o gerente da empresa de água e luz, o Senhor Vail Chaves, por ele ter se disposto a ceder uma área para construção de um novo estádio. O novo campo, portanto, foi batizado como Praça de Esportes "Vail Chaves".O nome permaneceu até 07 de julho de 1991, com a inauguração do estádio "Wilson Fernandes de Barros", com arquibancadas de concreto e aproximadamente 23 mil lugares.
A troca no nome foi em homenagem ao então presidente do clube que investiu na ampliação e modernização do campo do Mogi Mirim Esporte Clube. Anos mais tarde, por motivos pessoais, Sr Wilson mudou o nome do estádio para "Papa João Paulo II", numa homenagem ao papa polonês Karol Józef Wojtyła (1920/2005), que permaneceu até 2008, quando Rivaldo Vitor Borba Ferreira assumiu a presidência do clube e deu ao estádio o nome de seu pai: “Romildo Vitor Gomes Ferreira”.
Com a saída de Rivaldo do comando do clube e com a chegada da nova diretoria, o torcedor voltou a reivindicar a volta do antigo nome do estádio, o que acabou sendo atendido.

Nenhum comentário: