terça-feira, 18 de abril de 2017

Literatura

 “José Luiz Ribeiro – 50 anos de teatro”
A obra é um livro de arte que, através de fotos e texto, registra a trajetória do jornalista e professor universitário José Luiz Ribeiro em 50 anos de dedicação ao teatro. Através de um recorte cronológico, o livro privilegia os fatos que marcaram os 50 anos deste homem que produziu e dirigiu 245 montagens; que escreveu 139 peças teatrais; que apresenta mais de 120 espetáculos por ano; que formou centenas de atores e incontáveis admiradores de teatro, e que é reconhecido nacionalmente, com dezenas de prêmios por seu trabalho.

José Luiz Ribeiro é filho de imigrantes portugueses e nasceu em Juiz de Fora. Cursou Jornalismo na antiga Faculdade de Filosofia e Letras ( Fafile) e durante 42 anos foi professor da Faculdade de Comunicação (Facom). Em 1972, foi idealizador e responsável direto pela transformação do antigo casarão da Faculdade de Direito em Forum da Cultura, no mandato do reitor Gilson Salomão.
Nos palcos, entre direção, atuação e textos, coleciona 245 espetáculos, entre adultos e infantis, e 137 textos teatrais. Ainda assumiu ofícios de cenógrafo, sonoplasta, iluminotécnico, figurinista e compositor musical. Também formou centenas de atrizes e atores e recebeu dezenas de prêmios por seu trabalho.
Em 2000, com o prefácio do ex-presidente Itamar Franco (1930/2011), José Luiz Ribeiro lançou o livro "Palacete Santa Mafalda - Escola Estadual Delfim Moreira".

Nenhum comentário: