terça-feira, 14 de junho de 2016

Literatura

“Sócrates - O Filósofo da Bola”
Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, o jogador Sócrates tem toda sua trajetória desde a infância no interior do Pará até os dias de glória com o esporte contada no livro do paraense Aluizio Moraes Freitas. 

Em 1954 nascia, em Belém, na Santa Casa de Misericórdia, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. O nome incomum foi uma ideia do pai, apaixonado por literatura, e que na época lia o livro “A República”, do filósofo Platão. Apesar de ter nascido na capital, Sócrates morava no município de Igarape-Açu, local onde deu seus primeiros chutes em uma bola de futebol. A família permaneceu na cidade até que ele completasse seis anos, e então o pai - funcionário público do IBGE - foi transferido para Ribeirão Preto, onde a carreira do jogador começou oficialmente.
Já na cidade paulista, ingressou no colégio dos Irmãos Maristas, e ali começa a prática esportiva e se apaixona pelo futebol. Aos dezesseis anos começa a jogar pelo time juvenil do Botafogo Futebol Clube. Um ano depois, inicia a o curso de medicina, em Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo. Mesmo com a decisão de se profissionalizar como jogador de futebol, Socrátes não abandona a faculdade e, em 1977,se forma sem interromper a carreira no esporte, ganhando o apelido de Doutor Socrátes.
Considerado um fenômeno desde novo no Botafogo, em 1978 ele é transferido para o Corinthians. Após a saída do timão, o jogador também passou pelo Flamengo, Santos e o Fiorentina, da Itália. Socrátes também brilhou defendendo a camisa da seleção brasileira, entre os anos de 1978 até 1986. Apesar da passagem por vários times, o jogador ficou marcado pela camisa do Timão e ocupa a posição de um dos maiores ídolos da torcida. Longe do futebol, ele ainda foi militante do movimento “Diretas Já”, produziu peças e até mesmo gravou um LP chamado “Casa do Caboco”. Após a aposentadoria dos campos, em 1989, ele ainda atuou como técnico de futebol, comentarista e jornalista. Socrátes morreu em 2011, vítima de infecção generalizada, decorrente de uma cirrose hepática, depois de anos lutando contra o alcoolismo.

Nenhum comentário: