segunda-feira, 6 de junho de 2016

Hélio Garcia (1931/2016)

Morre aos 85 anos, em Belo Horizonte, o ex-governador Hélio Garcia

O ex-governador Helio Garcia morreu na manhã desta segunda-feira, 06/06, por volta das 8h, em Belo Horizonte. O político havia sido internado há uma semana para tratamento de uma embolia pulmonar e estava com a saúde fragilizada. Hélio Garcia deu entrada no Hospital da Unimed no sábado, 28 de maio, e seu quadro se agravou.

Hélio de Carvalho Garcia foi governador de Minas Gerais de 1984 a 1987 e de 1991 a 1995. O político foi escolhido vice-governador na chapa de Tancredo Neves em 1982. Eleito, acumulou a vice-governadoria com a prefeitura de Belo Horizonte e, quando Tancredo renunciou ao cargo de governador para se candidatar a presidência da República, Hélio Garcia passou o comando da cidade ao vice, Rui Lage para assumir o governo do estado. 

Nascido em Santo Antônio do Amparo, no Centro-Oeste do estado, em 16 de março de 1931, formou-se bacharel em direito pela UFMG e começou a vida política em 1963 como deputado estadual, posteriormente, elegeu-se deputado federal.

Deixou três filhas, 
Adriana Maria Garcia Ferreira, Andreia Carmelita Garcia Rabelo e Daniela Maria Garcia. Na política, passou por seis partidos: UDN, ARENA, PP, PMDB, PRS E PTB.

Dono da Fazenda "Santa Clara" na sua cidade natal, em que seus adversários políticos afirmavam ter dois mais de dois mil hectares e cerca de 30 km de extensão e segundo os mesmos, fumava dois maços de "Charm" por dia, gostava de comida gordurosa e, claro, das generosas doses de uísque que fazem parte do folclore de Minas. 

Quando acumulava os cargos de vice-governador e prefeito de Belo Horizonte, ganhou o apelido de "Dojão", porque, a exemplo do corpulento automóvel Dodge Dart, bebia muito e ocupava duas vagas. 

Nenhum comentário: