domingo, 2 de novembro de 2014

Literatura

“Sua Majestade Imperial D. Thereza Christina Maria de Bourbon e Bragança – A Mãe dos Brasileiros”
De autoria do professor emérito Rogério da Silva Tjäder, a obra é a primeira biografia escrita por um historiador brasileiro sobre a esposa de dom Pedro II (1825-1891), Thereza Christina Maria de Bourbon e Bragança (1822-1889).

Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, cujo nome completo em italiano era Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d'Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d'Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde, nasceu em Nápoles, na Itália, em 14 de março de 1822 e morreu na cidade do Porto, em Portugal, EM 28 de dezembro de 1889.

Foi princesa do Reino das Duas Sicílias, do ramo italiano da Casa de Bourbon, e a terceira1 e última imperatriz-consorte do Brasil, esposa do imperador Dom Pedro II. Foi a mãe da princesa Isabel (Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, nascida no Rio de Janeiro, em 29 de julho de 1846 e falecida em Eu, França, em 14 de novembro de 1921), princesa imperial do Brasil  e D. Leopoldina (Leopoldina Teresa Francisca Carolina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon nascida no Rio de Janeiro, em 13 de julho de 1847 e falecida em Viena, na Áutria, em 07 de fevereiro de 1871), princesa do Brasil.

Era filha de Francisco de Bourbon-Duas Sicílias, membro do ramo italiano da Casa de Bourbon - à época, príncipe herdeiro do Reino das Duas Sicílias e, mais tarde, rei Francisco I (Francesco Gennaro Guiseppe Saverio Giovanni Battista di Borbone-Due Sicilie) - e de Maria Isabel de Bourbon, Infanta de Espanha (em espanhol: María Isabel de Borbón y Borbón), segunda esposa de Francisco I.


Um comentário:

Rosane disse...

Caro Sr. Carlos.
Li no seu blog sobre o livro “Sua Majestade Imperial D. Thereza Christina Maria de Bourbon e Bragança – A mãe dos brasileiros”. Gostaria de comprá-lo, sendo que procurei-o em vários sites de livrarias e não encontro sequer o nome da editora. Gostaria de ter uma pista para chegar até ele. O senhor pode me ajudar?