quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Futebol

Atual campeão brasileiro, o Fluminense pode terminar o ano alcançando um feito inédito no Brasil caso seja rebaixado à Série B. Na história do país, será a primeira vez que o vencedor sofrerá a degola logo após a conquista. Segundo levantamento do jornal Correio Braziliense, o feito não é tão raro ao redor do mundo. Caso sofra o descenso, o Tricolor se juntará a outros 45 times mundo afora que já ergueram a taça e deixaram a elite logo depois.

O último caso foi o do Jorge Wilsterman, que foi campeão boliviano em 2010 e caiu apenas 172 dias após a conquista. Vencedor em 10 de junho do Torneio Apertura, o time desceu de divisão em 29 de novembro daquele ano, após o Clausura. Em 2011, o clube foi obrigado a se dividir entre a Taça Libertadores e a "segundona", já que a média obtida nas quatro competições anteriores decretou a queda.

Na lista dos campeões rebaixados menos de doze meses depois do título, estão equipes famosas como Manchester City, da Inglaterra, em 1937/38, e Nuremberg, da Alemanha, em 1968/69.

Em pelo menos 28 países ao redor do mundo houve um campeão rebaixado. O fato é mais comum em nações com menor expressão no futebol mundial, como Argélia, Aruba, Congo, Indonésia, Nigéria, San Marino e Vietnã. Na América do Sul, Equador (LDU de Quito), Bolívia (Universitario de La Paz e Jorge Wilsterman) e Chile (Universidad Católica) contam com representantes nesta lista.

Entre os 45 clubes, não estão aqueles que sofreram a queda por decisão judicial ou disputa política. Um dos casos emblemáticos foi o do Milan, campeão italiano em 1979 e rebaixado no ano seguinte em função de um escândalo de manipulação de resultados.


Nenhum comentário: