segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Literatura

"O que é que a baiana tem? - Dorival Caymmi na era do rádio"
Nessa nova obra, Stella Caymmi se dedica à análise da carreira do avô entre os anos 1930 e 1950, evidenciando sua atividade durante a Era do Rádio. Além das longas conversas com o avô, morto em 2008, a autora se dedicou a minuciosa pesquisa em seu acervo particular e no Arquivo Dorival Caymmi. O livro apresenta rico panorama de um dos períodos mais efervescentes da produção musical no Brasil, partindo da ascensão meteórica de Dorival desde sua chegada ao Rio de Janeiro, em 1938.

A música que dá título ao livro, imortalizada na voz de Carmen Miranda, é o eixo central da narrativa, que revela declarações inéditas de Dorival. Os depoimentos mostram sua importância na trajetória artística da cantora e vice-versa, além de retratar a difícil relação entre a classe artística e o Estado Novo de Getúlio Vargas. Também ganha destaque a influência que Dorival teve dos intelectuais de esquerda, como Jorge Amado; dos grupos do empresário Carlos Guinle e dos compositores envolvidos na luta pelo direito autoral.

Filha de Nana Caymmi e de seu primeiro marido, o médico venezuelano Gilberto José Aponte Paoli, Stella é doutora em literatura brasileira pela PUC-Rio, onde é professora. Trabalha há mais de 20 anos na área cultural, com artigos publicados em vários jornais e revistas do país e ensaios para edições acadêmicas, songbooks e CDs. É autora dos livros "Dorival Caymmi - O mar e o tempo" (Editora 34) e "Caymmi e a Bossa Nova" (Íbis Libris). 

Nenhum comentário: