quarta-feira, 24 de julho de 2013

Engenhão

O estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no bairro de Engenho de Dentro, no Subúrbio do Rio de Janeiro, já tem um projeto definitivo de reforço da cobertura. A solução foi proposta pela empresa alemã SBP, a mesma responsável pelo laudo técnico que, em março deste ano, levou ao fechamento do estádio.

O projeto consiste na instalação de dois cabos estaiados nos lados oeste e leste do estádio, que vão "pinçar" a cobertura, distribuindo a carga das estruturas comprometidas. De acordo com a Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), o projeto oferece a vantagem da redução do tempo das intervenções no estádio, que poderia ser liberado aos torcedores, atendendo todos os requisitos de segurança.
As obras foram iniciadas em julho, com a elaboração do projeto executivo e montagem do canteiro de obras no Engenhão. Ainda este ano, será realizada a preparação da cobertura e iniciada a instalação do sistema de cabos estaiados. Para o início do próximo ano, está prevista a pré-montagem das bases da cobertura no solo.
Uma vistoria feita em 04 de junho constatou que as estruturas metálicas, como arcos, tirantes e tesouras apresentavam deformações. Estruturas que deveriam ser retas estavam retorcidas e algumas apresentavam calombos chamados de flambagem, considerados danos graves e que colocavam a estrutura em risco.

Nenhum comentário: