terça-feira, 4 de junho de 2013

Literatura

“O Arraial e o Distrito de João Gomes”
O livro escrito por Luiz Mauro Andrade da Fonseca, é o primeiro volume de uma trilogia que conta a história do atual município de Santos Dumont, sua terra natal.

Luiz Mauro há muitos anos vem procurando por dados precisos: jornais de época e publicações antigas, arquivos e registros eclesiásticos, cartas de sesmarias, testamentos, mapas antigos, inscrições tumulares, além de relatos de viajantes e cientistas estrangeiros que passaram pela região.

O autor mostra como se formou e se desenvolveu o arraial de João Gomes, destaca a construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II, o nascimento de Santos Dumont, a criação do Clube Recreativo e Literário, a descrição de João Gomes, na visão do médico e literato Fernando de Alencar e faz um relato sobre as publicações regionais a respeito de João Gomes. É citada também a presença da igreja católica no distrito, com um relato sobre as primeiras capelas e as visitas feitas por suas autoridades, apresentando documentos e textos, com uma cronologia dos fatos.

O interesse de Luiz Mauro Andrade da Fonseca sobre a origem do município de Santos Dumont começou nos anos 80, ampliado pelo lançamento de “Uma Cidade à Beira do Caminho Novo”, de Oswaldo Castello Branco, em 1988.

O livro destaca que Santos Dumont tem três períodos históricos:
No Império chamava-se arraial e distrito de João Gomes;
Na República Velha, município de Palmyra;
E, a partir de 1932, até os dias de hoje, município de Santos Dumont.

O livro, apresentado por Geraldo Barroso de Carvalho, médico e historiador e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, é dedicado à memória de Edmundo Manso da Fonseca, Oswaldo Henrique Castello Branco, Cesário Dulci, José Raimundo Bandeira, José Luiz Cardoso, Gilberto Germano da Silva e  outros muitos  incentivadores.
Fonte: www.possanteonline.com

Nenhum comentário: